Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever – 1977)
Quando se fala do filme, todo mundo celebra as coreografias de Tony Manero (John Travolta) na pista da discoteca “2001”. As imagens são tão icônicas, com a onipresença das canções dos Bee Gees, que até levam muita gente a associar equivocadamente este pesado drama sem final feliz ao gênero musical.
Isolando a obra do diretor John Badham fora do contexto da época, considero-a bastante problemática em diversos aspectos, ainda que o charme se mantenha. Não gosto, por exemplo, do didatismo e do excesso de diálogos expositivos, como no momento posterior ao que Tony descobre que vai receber um aumento insignificante de 2,50, mas reage com a alegria de quem finalmente percebe que está sendo reconhecido como igual por seu superior.
A cena é perfeita, com direito a um alívio cômico eficiente, mas o roteiro encaixa na sequência uma desnecessária confrontação entre pai e filho na mesa de jantar, em que é verbalizada novamente, sem sutileza alguma, esta angústia existencial do personagem.
Este tipo de repetição ocorre mais algumas vezes ao longo do filme, como na conversa com o irmão que larga a batina, em que o texto desnecessariamente bate numa tecla que já havia sido resolvida elegantemente em uma silenciosa cena anterior. Mas há uma razão para o filme estar neste meu especial: os espetaculares dez minutos iniciais.
Com um mínimo de diálogos, em exatos dez minutos, o roteiro apresenta perfeitamente o protagonista como ser tridimensional, conectando-o emocionalmente ao público. E é interessante lembrar que, para o público americano da época, Travolta era como um Zac Efron em início de carreira, marcado por seu papel como o adocicado Vinnie Barbarino no seriado “Welcome Back, Kotter”, então podemos mensurar o impacto desta introdução naqueles que foram assistir ao filme apenas por sua presença.
A primeira imagem, um trem em movimento, insinua que estamos diante de uma realidade que busca transição, locomoção entre dois ambientes díspares, alguém que não está satisfeito e quer mudanças.
A canção “Staying Alive” (sobrevivendo) começa a tocar, emoldurando os passos confiantes deste jovem pela rua. Os olhos dele, como os de uma águia, caçando a atenção dos transeuntes, especialmente as mulheres, um garanhão. Então o corte da câmera nos mostra um elemento aparentemente dissonante: o balde de tinta que ele carrega displicentemente.
Começamos a ver que existe algo de errado nesta equação. Acabamos descobrindo que ele trabalha como funcionário em um modesto armazém, apenas mais uma estatística num coletivo de uniformes apáticos recebendo ordens e atendendo senhoras indecisas (uma ponta da mãe do ator).
Ele busca se destacar como indivíduo, mas somente consegue esta realização ao dançar na discoteca. Nós somos levados então a acompanhar a transformação do jovem na persona que ele adota naquele local sagrado, numa montagem que se assemelha à suit-up de um herói, aquela que envolve a aceitação da vestimenta como símbolo diante da batalha.
Em seu quarto vemos pôsteres de filmes que sutilmente ajudam a decifrar as motivações psicológicas do jovem. Ele se identifica com “Rocky”, o azarão que veio do nada e conseguiu mostrar seu valor, mas também possui a arrogância natural de Bruce Lee, posicionado sobre sua cama (elemento arraigado), enquanto a figura de Stallone fica ao lado do espelho, pois é como ele gostaria de ser, o reflexo que gostaria de enxergar.
A presença do Al Pacino barbudo de “Serpico” é apenas uma brincadeira interna, já que ambos os filmes compartilham o mesmo roteirista: Norman Wexler. Na mesma cena, um corte rápido apresenta o “campo de batalha”, a pista de dança, coerentemente mostrada em uma tomada em ângulo God’s Eye View.
Outro ponto importante que é estabelecido na mesma cena, a relação de pai e filho, essencial para entendermos como funciona a psique do rapaz.
Nós somos levados a estranhar a reação debochada do pai ao olhar para o decote no pôster de Farrah Fawcett, como se ele não concordasse com a atração de seu filho pela bela mulher. Na cena seguinte ficamos descobrindo a razão: o irmão padre, tratado pelos pais como um santo, com direito a foto em uma espécie de altar improvisado. Eles queriam que ele fosse como o irmão. E o jovem sabe disto.
Ao mesmo tempo, numa rápida cena, vemos que a irmã caçula idolatra Tony, quando ela demonstra interesse por sua opinião sobre um de seus desenhos. Ela fica feliz ao saber que ele irá colocar o desenho em sua parede. Percebemos então quem é a âncora de doçura que mantém o rapaz na linha. E, finalizando, durante a janta, Tony é o único que esconde totalmente sua “camisa de batalha” com uma toalha.
Claro que o objetivo principal é mostrar a preocupação risível dele em não sujar a roupa, mas implicitamente o roteiro evidencia simbolicamente o desconforto dele na presença do pai. Somente quando o pai se levanta e sai de cena, ele deixa sua camisa à mostra.
Em apenas dez minutos ficamos entendendo totalmente o protagonista.
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Comentário excelente, hoje, vendo a dança dele, quase vejo como se fosse um Kata do Karate, é um filme bobo, vendo hoje, mas, na época foi o catalizador de alguma coisa que estava reprimida na sociedade, talvez aquela ingenuidade do personagem representasse a ingenuidade de uma geração que sonhava em ser reconhecida, ser um pouco mais do que era na vida comum, ainda hoje, as musicas são curtidas por esta geração e o ator catapultou para a fama a nível mundial de vez.
Bem verdade . O filme muitas vezes é confundido com musical . Não é um drama pesado , mas é exatamente um filme sobre a busca de identidade e amadurecer . Muito significativa a cena em que Tony maneiro se enforca com a batina do irmão ou quando entrega seu prêmio para o casal latino porque sabe que eles foram vítimas de preconceito .