Listas

7 filmes FUNDAMENTAIS para estudantes de PEDAGOGIA

Eu selecionei sete pérolas, dramas profundamente humanos e emocionantes, que só melhoram a cada revisão, perfeitos para estudantes de pedagogia. Prepare a pipoca e boa sessão!

Marcas do Destino (Mask – 1985)

Drama baseado na história verdadeira de Rocky Dennis, um adolescente que nasceu com uma estranha deformidade no rosto e todos acham que usa uma máscara.

Cher, em seu papel principal no cinema, é Rusty, a mãe do rapaz. Com a ajuda do amor descompromissado e a inabalável determinação de Rusty, o jovem enfrenta a dor, a solidão e os preconceitos para emergir como um extraordinário jovem que se torna uma inspiração para seus colegas e professores.

Obra fundamental, dirigida pelo sempre competente Peter Bogdanovich.

Sempre Amigos (The Mighty – 1998)

Um garoto impossibilitado de andar faz uma grande amizade com outro garoto, com problemas de aprendizado e um grande trauma no passado. Pérola injustamente esquecida do final da década de noventa, que merece ser celebrada por sua extrema sensibilidade.

A Cura (The Cure – 1995)

Um menino ultrapassa a barreira do preconceito e fica muito amigo de um soropositivo. Quando os dois garotos ficam sabendo que um médico de Nova Orleans descobriu a cura, eles decidem que tentarão chegar até ele.

Uma Prova de Amor (My Sister’s Keeper – 2009)

A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médicas, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância.

Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou. Mas, ao contrário da maioria, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável, uma atitude que irá abalar sua família e talvez tenha terríveis consequências para a irmã.

Direção tocante de Nick Cassavetes e grande atuação da pequena Abigail Breslin.

Jack (1996)

Um garoto (Robin Williams) sofre de rara doença que o faz envelhecer quatro vezes mais rápido que o normal, transformando-o num menino em corpo de homem. Com produção de Francis Ford Coppola, esta pérola segue eficiente em seu melodrama inspirador. O discurso da cena final é maravilhoso.

Meu Primeiro Amor (My Girl – 1991)

É impossível não se emocionar com a ternura da história contada pelo diretor Howard Zieff, que fala sobre a jovem Vada (Anna Chlumsky), ignorada por seu pai (vivido por Dan Aykroyd), um viúvo que trabalha em sua casa, preparando corpos para funerais.

Vivendo em um ambiente fúnebre e acreditando ser responsável pela morte da mãe, a pequena Vada isola seus sentimentos em algum recôndito sombrio, deixando transparecer arroubos de rebeldia em breves momentos. Por não se doar, também não permite que outros a amem, como acontece quando conhece a nova funcionária de seu pai: Shelly (Jamie Lee Curtis).

Tudo muda quando Vada descobre que está apaixonada pelo frágil Thomas (Macauley Culkin), que por ser muito alérgico, sempre foi muito superprotegido por seus pais, levando-o a ser um jovem solitário. Juntos, Vada e Thomas irão trilhar o caminho da maturidade emocional, cheio de obstáculos e decepções.

A Linguagem do Coração (Marie Heurtin – 2014)

Baseado em fatos que aconteceram no final do século XIX, Marie Heurtin conta a história de uma menina surda e cega de quatorze anos que não pode se comunicar com o mundo ao seu redor. O pai da menina não segue o conselho do médico querendo levá-la a um asilo. Marie sofre considerando isso uma idiotice, mas ele decide levá-la ao Instituto Larnay perto de Poitiers, onde as freiras cuidam de mulheres surdas.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Dica do DTC – “Sangue e Areia” (1941), de Rouben Mamoulian

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

12 horas ago

Os Melhores Filmes do Ano – 2024

Eu amo preparar esta tradicional lista de 10 Melhores Filmes lançados no Brasil, nas salas…

2 dias ago

Crítica de “Jurado Nº 2”, de Clint Eastwood

Jurado Nº 2 (Juror #2 - 2024) Pai (Nicholas Hoult) de família serve como jurado…

3 dias ago

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

4 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

4 dias ago

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

7 dias ago