Listas

Os 10 melhores filmes da dupla “O Gordo e o Magro”

Stan Laurel e Oliver Hardy trabalhavam na companhia de Hal Roach, apareciam juntos em alguns curtas, mas não começaram como “dupla”, como outros comediantes do mesmo período que hoje poucos lembram, eles não tinham experiência no Vaudeville, mas o carisma dos dois juntos em cena encantou o público da época. O diretor Leo McCarey foi um dos primeiros a perceber esta química encantadora, logo, fez de tudo para unir os atores e satisfazer o desejo popular.

Como um apaixonado por “O Gordo e o Magro”, eu enxergo nos curtas silenciosos da dupla tentativas simpáticas de estabelecer o molde que seria melhor trabalhado nos filmes sonoros. A nova tecnologia que amedrontava toda a indústria, inclusive os dois rapazes, serviu para agregar à pantomima o senso de camaradagem que era explorado nos diálogos. O recurso que limitou outros comediantes físicos, refinou ainda mais a arte da dupla, já que suas vozes combinavam hilariantemente com a personalidade que eles haviam cristalizado nas telas.

Em meados dos anos 30, em pleno período de Grande Depressão, o público reclamava que pagava um valor alto para ver curtas, por conseguinte, Roach foi forçado a apostar em filmes longos, sessões duplas. Laurel e Hardy, muito a contragosto, abandonaram os curtas e dedicaram especial atenção aos longas, formato em que não se sentiam plenamente confortáveis.

É triste, mas boa parte da nova geração não entrou em contato com “O Gordo e o Magro”, as crianças e jovens de hoje consideram algo ultrapassado. Pensando nisto, eu selecionei os dez melhores filmes da dupla, abraçando curtas e longas, levando em consideração o árduo teste do tempo em revisão.

LONGAS:

Perdão Para Dois (Pardon Us – 1931)

Stan e Ollie descobrem que vender cerveja a um policial durante a Lei Seca não é uma boa ideia. Primeiro longa da dupla.

Os Filhos do Deserto (Sons of The Desert – 1933)

Stan e Ollie querem participar de uma festa regada a muita bebida e mulheres, mas há o impedimentos das esposas. Assim, eles combinam de falar para suas esposas que eles estão indo em um cruzeiro medicinal para que Ollie possa se tratar de uma doença. Na realidade, ele não tem doença nenhuma, e sua mulher vai descobrir isso da pior maneira possível.

Sossega Leão (Our Relations – 1936)

Stan e Ollie têm algo em comum: ambos tiveram irmãos gêmeos que haviam falecido em um motim. Todos os problemas começam quando Alf e Bert, os irmãos que julgavam falecidos, aparecem na cidade. Eles se metem em uma série de confusões e acabam levando a culpa por tudo.

Paixonite Aguda (The Flying Deuces – 1939)

Em Paris, Ollie se apaixona por uma bela moça chamada Georgette, mas não sabe que ela já está comprometida com um oficial chamado François. Assim, no momento em que ele a pede em casamento, ela acaba recusando, deixando-o arrasado. Para se esquecer de sua amada, ele decide se alistar na Legião Estrangeira junto com o seu amigo Stan. E assim começam os problemas.

Dois Palermas em Oxford (A Chump at Oxford – 1939)

Stan recebe uma bolsa de estudos para Oxford, e Ollie o acompanha. Eles são o alvo de piadas e travessuras até que Stan recebe um golpe na cabeça e se torna a reencarnação de um herói da universidade.

CURTAS:

Um Marido Distraído (Hog Wild – 1930)

Ollie não consegue encontrar seu chapéu, muito para a diversão de sua esposa e empregada doméstica. Em seguida, Ollie e Stan ficam na tentativa de instalar uma antena de rádio na cobertura.

Ajudante Desastrado (Helpmates – 1932)

Stan ajuda Ollie a limpar sua casa, após uma festinha, antes que a esposa do amigo chegue e descubra a pilantragem.

Entrega a Domicílio (The Music Box – 1932)

Stan e Ollie tentam desastradamente levar um pesado piano até uma casa localizada numa ladeira. Único filme da dupla a receber um Oscar.

Dois Marceneiros Fora de Esquadro (Busy Bodies – 1933)

Stan e Ollie são marceneiros que se metem nas mais variadas confusões.

Limpa Chaminés (Dirty Work – 1933)

Stan e Ollie chegam à casa de um cientista maluco para limpar a chaminé e se envolvem em seu experimento de rejuvenescimento.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

View Comments

  • Também sou fã da dupla. Depois deles nunca mais surgiu nada parecido. Os três patetas, Jerry Lewis, chegaram perto, mas não se igualaram.

Recent Posts

Crítica de “Gladiador 2”, de Ridley Scott

Gladiador 2 (Gladiator 2 - 2024) Lúcio (Paul Mescal) deve entrar no Coliseu após os…

1 semana ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Dica do DTC – “Agnaldo, Perigo à Vista”, com AGNALDO RAYOL

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

2 semanas ago

Dica do DTC – “Pedro Páramo” (1967), de Carlos Velo

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago