Artigo

Reflexão após a eleição de Bolsonaro como presidente

Texto postado nas redes sociais dias antes da eleição:

Eu sinceramente espero que, após o resultado das eleições neste final de semana, o povo brasileiro se acalme desta histeria coletiva e desperte para a necessidade urgente do amadurecimento emocional e psicológico. A mudança política, seja ela qual for, não vai mudar o estado de apatia individual, que, direta e indiretamente, possibilitou este cenário lamentável, cultivando as sementes neste terreno fértil que produziu os elementos apodrecidos do sistema. Que se estude por amor próprio, que a voz mansa e segura da razão seja mais valorizada que os gritos da ignorância. Que a cultura seja verdadeiramente apreciada como alimento essencial, somente a arte pode fortalecer o espírito, antídoto eficaz contra o ódio irracional. E, principalmente, que todos agarrem o cajado da LUCIDEZ, companhia valiosa em qualquer caminhada.

***

Texto postado no dia 29/10/2018:

Reflexão breve e lúcida sobre um aspecto do resultado da eleição que poucos estão citando e que considero importante. Venceu o candidato à presidente que tinha apenas 8 segundos de TV, irrisório espaço em rádio, intensamente criticado por jornais e revistas e que, sem entrar no mérito dos motivos, sequer participou de todos os debates. Vivemos hoje uma realidade completamente diferente.

A força da internet é indiscutível, a sociedade vai ter que se adaptar com inteligência aos novos meios de comunicação. O jornalismo tradicional perdeu relevância. A opinião rasa de youtubers e blogueiros se tornou referência intelectual. Tomando como exemplo um dos assuntos mais comentados nos últimos anos, ao invés de ler os três tomos de “Os Militares no Poder” (do jornalista Carlos Castello Branco), jovens pediram em manifestações a volta da Ditadura Militar seguindo manchetes sensacionalistas compartilhadas por WhatsApp.

E, exatamente por isto, analisando o cenário problemático que se vislumbra no horizonte, torna-se FUNDAMENTAL que o povo brasileiro se dedique aos estudos, valorize os livros, respire arte, ame a cultura e preze pela sensibilidade. É o único caminho.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Dica do DTC – “Pedro Páramo” (1967), de Carlos Velo

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

24 horas ago

Crítica de “Megalópolis”, de Francis Ford Coppola

Megalópolis (Megalopolis - 2024) A cidade de Nova Roma é palco de um conflito entre…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

6 dias ago

FILMAÇOS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

6 dias ago

3 ótimas ZARZUELAS para apaixonados por MUSICAIS

Quando eu era criança, tive meu primeiro contato com a zarzuela através da exibição televisiva…

6 dias ago

Os 8 MELHORES filmes para apaixonados por ÓPERA

E lá vou eu investir tempo e carinho em um tema que vai gerar centavos,…

1 semana ago