Listas

15 pérolas obscuras do terror da década de 70 que você PRECISA conhecer!

A década de 70 foi muito rica para o gênero do TERROR, preparei esta lista com 15 pérolas obscuras que eu adoro e revejo com frequência, títulos (talvez com raras exceções) inéditos em home video no Brasil, mas que podem ser garimpados na internet.

Noite de Sombras, Noite de Sangue (Silent Night, Bloody Night – 1972)

Um velho casarão, que por muitos anos serviu como asilo de loucos, tem os acontecimentos relacionados ao seu passado investigado pelo advogado que pretende vendê-lo. Mas um misterioso criminoso está disposto a interferir em seus planos. Dirigido por Theodore Gershuny.

O Medalhão Ensanguentado (Il Medaglione Insanguinato – 1975)

Após ganhar de seu pai um medalhão que era de sua falecida mãe e começar a usá-lo, Emily é possuída por um espírito de uma criança que foi eliminada. Dirigido por Massimo Dallamano.

O Uivo da Bruxa (Cry of the Banshee – 1970)

Na Inglaterra do século XVI, o obsessivo magistrado Lorde Edward Whitman empenha-se em erradicar a prática de bruxaria de uma região rural. Sua mulher teme que a família esteja amaldiçoada e se comporta como uma louca, só sendo acalmada pelo seu cavalariço Roderick, que também é amante da filha do Lorde, Maureen. Dirigido por Gordon Hessler.

O Visitante Noturno (The Night Visitor – 1971)

Um homem chamado Salem, escapa de manicômio onde está preso. Condenado injustamente, tendo alegado haver eliminado durante surto de insanidade, não se cansa de assombrar e lembrar sua irmã e o marido de que eles são os culpados do crime atribuído a ele. Dirigido por László Benedek e protagonizado por Max von Sydow.

A Chuva do Diabo (The Devil’s Rain – 1975)

A história da luta secular entre um sacerdote do inferno e uma família de benfeitores que possui o livro necessário para o advento do mal. Dirigido por Robert Fuest e protagonizado por William Shatner, com Ernest Borgnine, Ida Lupino e um jovem John Travolta. 

Malpertuis (1971)

Malpertuis pode ser compreendido por diversos pontos de vista: uma alegoria sobre o amadurecimento do homem (no caso o protagonista Yan, o cantor Mathieu Carriére), um filme de horror filosófico, uma historia de amor gótica ou uma reflexão sobre o abuso do poder. O megalomaníaco Cassave (Orson Welles) e seu fiel ajudante Filarete (Charles Jansens), um taxidermista esquizofrênico, escondem um terrível segredo que envolve os intocáveis deuses do Olimpo. Dirigido pelo belga Harry Kümel.

Fim de Semana Mortal (Death Weekend – 1976)

Dentista playboy convida uma bela modelo para um final de semana na sua casa de campo, completamente isolada da civilização. Dirigindo um carro luxuoso, o casal é incomodado por um grupo de delinquentes, que exige uma disputa de velocidade. A moça, no volante, consegue driblá-los, e o carro dos caipiras cai na lama. Enfurecidos pela humilhação, eles resolvem ir atrás do casal e transformar seu fim de semana num inferno. Dirigido por William Fruet.

Enigma Para Demônios (1975)

Jovem órfã que vivia em Buenos Aires vai morar com os tios em Ouro Preto, para tomar posse da sua herança. Ao visitar o túmulo da mãe, pega uma flor em um túmulo qualquer. A partir deste dia, ela começa a receber telefonemas ameaçadores – de alguém que pede de volta a flor roubada. Clássico brasileiro, dirigido por Carlos Hugo Christensen, protagonizado pela bela Monique Lafond.

O Incrível Homem Que Derreteu (The Incredible Melting Man – 1977)

O coronel Steven West (Alex Rebar) volta de um voo até Saturno. Hospitalizado, ele descobre que na sua visita ao planeta pegou uma doença desconhecida. Uma infecção que faz sua carne derreter. West foge do hospital e se esconde num bosque próximo para comer. Uma série de crimes horríveis, com cadáveres mutilados, mostra que West se transformou numa coisa perigosa, que precisa comer carne humana para evitar o próprio derretimento. Uma empolgante caçada humana é desencadeada. Dirigido por William Sachs.

Grite, Grite Outra Vez! (Scream and Scream Again – 1970)

Atleta desaparece ao mesmo tempo que dois corpos são encontrados, com marcas idênticas de violências: o criminoso extraiu-lhes todo o sangue. Uma policial oferece-se como isca para capturar o maníaco. Dirigido por Gordon Hessler, com Vincent Price, Christopher Lee e Peter Cushing.

O Espírito da Morte (The Asphyx – 1972)

Hugo é um brilhante cientista que com seu assistente estudam fotografias de uma estranha presença fantasmagórica pairando próxima ao corpo de uma pessoa em seu leito de morte. Quando o filho de Hugo falece tragicamente em um acidente, Hugo acaba descobrindo a mesma presença novamente, desta vez perto de seu falecido filho, o que o leva a tentar uma experiência; tentar capturar o chamado Asphyx de uma pessoa, um espírito individual que vem a nós no momento final. Dirigido por Peter Newbrook e protagonizado por Robert Powell.

The Fifth Floor (1978)

Uma jovem universitária (Dianne Hull) acorda em uma instituição psiquiátrica depois que inadvertidamente toma uma overdose de psicotrópicos em uma discoteca. Incapaz de convencer os médicos de sua sanidade, ela deve lutar para sobreviver nas condições insuportáveis do asilo. Dirigido por Howard Avedis.

Mas não Livrai-nos do Mal (Mais ne nous Délivrez pas du Mal – 1971)

Anne e Lore são duas adolescentes muito próximas que estudam em um colégio católico. Cansadas de todas as regras decidem rebelar-se e adorar Satanás, fazendo uso da mentira e da sedução. Dirigido por Joël Séria.

De Repente a Escuridão (And Soon the Darkness – 1970)

Duas garotas inglesas de férias pedalam em uma zona rural da França até que começam a ser perseguidas por um morador local em sua moto. As garotas param para descansar próximo a uma estrada, e após um desentendimento, elas se separam e a garota que fica desaparece, dando início a uma busca desesperada da amiga pelo seu paradeiro em um território onde poucos moradores falam inglês, mas todos parecem culpados e comportam-se de maneira misteriosa ao referirem-se sobre a eliminação de outra jovem que ocorreu na região. Dirigido por Robert Fuest.

A Menina do Outro Lado da Rua (The Little Girl Who Lives Down the Lane – 1976)

Em uma pequena cidade, uma garota de 13 anos, Rynn Jacobs (Jodie Foster), vive sozinha na casa de seu pai. Quando chega algum visitante ela explica que o pai viajou a negócios, está dormindo ou está trabalhando e não pode ser incomodado. Ela está determinada em não perder a sua independência e fará qualquer coisa para proteger o seu segredo, principalmente da Sra. Hallet (Alexis Smith), que alugou a casa para o pai dela. Dirigido por Nicolas Gessner.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “Gladiador 2”, de Ridley Scott

Gladiador 2 (Gladiator 2 - 2024) Lúcio (Paul Mescal) deve entrar no Coliseu após os…

7 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Dica do DTC – “Agnaldo, Perigo à Vista”, com AGNALDO RAYOL

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

2 semanas ago

Dica do DTC – “Pedro Páramo” (1967), de Carlos Velo

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago