Críticas

“O Último Desafio”, de Kim Jee-won, no TELECINE PLAY

O Último Desafio (The Last Stand – 2013)

Um chefão criminoso escapa da prisão e parte em uma fuga alucinante em direção ao México. Mas, antes disso, ele precisa passar pela cidade do Xerife Ray Owens (Arnold Schwarzenegger), que conta com a ajuda de uma equipe determinada a capturá-lo.

No espírito do clássico faroeste “High Noon”, esta pérola trouxe de volta ao cinema o carisma de Arnold Schwarzenegger, após seus anos como governador, vivendo um xerife idoso de uma pequena cidade tranquila que se recusa terminantemente à se curvar diante dos absurdos criminosos de um grupo de forasteiros.

O diapasão é despretensioso, cômico, terreno confortável para o veterano ator soltar suas tradicionais one-liners, acompanhado de um pequeno grupo de improváveis heróis, incluindo um combatente com estresse pós-traumático (Rodrigo Santoro) e um armamentista claramente insano (Johnny Knoxville). A direção do sul-coreano Kim Jee-won é genérica, mas não prejudica a experiência, até porque o roteiro de Andrew Knauer não pede a reinvenção da roda, emulando elementos do esquecido “Os Últimos Durões”, de Jeff Kanew.

Há problemas estruturais, como o próprio conceito de ameaça envolvendo a fuga do vilão no carro super potente, mas para fãs do cinema de ação oitentista, como eu, este filme é um prato cheio, com direito à uma simpática velhinha octogenária dignamente defendendo sua propriedade com um trabuco.

As sequências aceleradas empolgam pelo caráter mítico autoconsciente que a fotografia de Kim Ji-yong adota em momentos como a perseguição no deserto, inserindo a figura fisicamente imponente de Arnold como o símbolo de um tipo de pessoa cada vez mais raro no mundo, o indivíduo corajoso que enfrenta o problema ao invés de se esconder debaixo da cama, em suma, o tipo de herói que forjou o caráter da garotada que cresceu na década de 80.

“O Último Desafio” é a melhor produção desta fase recente do austro-americano, indicada para fãs e não-iniciados.

Cotação: 

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “O Brutalista”, de Brady Corbet

O Brutalista (The Brutalist - 2024) Arquiteto (Adrien Brody) visionário foge da Europa pós-Segunda Guerra…

25 minutos ago

Dica do DTC – “Nazareno Cruz e o Lobo”, de Leonardo Favio

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 dias ago

Os MELHORES episódios da fascinante série “BABYLON 5”

Babylon 5 (1993-1998) Em meados do século 23, a estação espacial Babylon 5 da Aliança…

3 dias ago

Os 7 MELHORES filmes na carreira do diretor britânico JOHN SCHLESINGER

O conjunto de obra do saudoso diretor britânico John Schlesinger é impressionante, mas selecionei 7…

4 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

7 dias ago

Crítica de “A Garota da Agulha”, de Magnus von Horn, na MUBI

A Garota da Agulha (Pigen Med Nålen - 2024) Uma jovem (Vic Carmen Sonne) grávida…

1 semana ago