Listas

TOP – 10 Ótimos Filmes sobre Profissionais da MEDICINA

Hoje (18/10) é celebrado o Dia do Médico, logo, selecionei (sem ordem de preferência) ótimos filmes nesta temática, pérolas que você pode garimpar nas plataformas de streaming, nas mídias físicas e na internet.

Eu dedico esta lista aos profissionais sérios da medicina, os valorosos guerreiros que verdadeiramente honram esta que é uma das funções mais nobres na sociedade, homens e mulheres que jamais aceitariam avalizar uma farsa grosseira que (de várias maneiras) prejudicasse aqueles que juraram proteger, aqueles que, corajosamente, enfrentam todo tipo de ameaças do lobby da indústria farmacêutica e, contra todas as probabilidades, conscientes de que colocam as próprias vidas em risco, lutam para que a verdade sempre prevaleça.

O Físico (Der Medicus – 2013)

Na Pérsia do século XI, Rob, um jovem cristão inglês que sonha ser médico, finge ser judeu para estudar em uma escola de Medicina que não aceita seguidores do cristianismo.

Tempo de Despertar (Awakenings – 1990)

Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só “adormecidos” e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para estes casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento.

Triunfos de Mulher (Night Nurse – 1931)

Lora Hart (Barbara Stanwyck) consegue uma vaga num hospital como estagiária com o objetivo de ser enfermeira. Após terminar seu curso, passa a trabalhar de noite e a dar plantões noturnos na casa de duas crianças muito doentes. Ela começa a perceber que há algo estranho, uma vez que as crianças aparentam estar sempre famintas. Ao tentar falar com a mãe alcoolizada ela é impedida por Nick, o motorista violento e que aparenta ter mais poder que um simples empregado.

Um Golpe do Destino (The Doctor – 1991)

Cirurgião de sucesso, Jack Mckee (William Hurt) é completamente desconectado emocionalmente de sua família e das pessoas que opera. Ao desenvolver um tumor maligno, ele começa a ver a vida da perspectiva de um paciente. Jack conhece uma mulher fatalmente doente, mas extremamente corajosa e percebe a necessidade de mostrar compaixão em sua profissão.

Um Ato de Coragem (John Q – 2002)

John Q. Archibald (Denzel Washington) é um homem comum, que trabalha em uma fábrica e vive feliz com sua esposa Denise (Kimberly Elise) e seu filho Michael (Daniel E. Smith). Até que Michael fica gravemente doente, necessitando com urgência de um transplante de coração para sobreviver. Sem ter condições de pagar pela operação e com o plano de saúde de sua família não cobrindo tais gastos, John se vê então numa luta contra o tempo pela sobrevivência de seu filho.

Patch Adams – O Amor é Contagioso (Patch Adams – 1998)

Em 1969, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos ele vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Não Serás Um Estranho (Not as a Stranger – 1955)

O grande diretor Stanley Kramer, em sua estreia no cinema, conta a história do ególatra e inteligente Luke Marsh (Robert Mitchum), um aspirante a médico que, apesar de idealista, se mostra demasiado intolerante quanto aos erros de outras pessoas, mesmo daqueles mais próximos, como seu melhor amigo Al (Frank Sinatra) e Kristina (Olivia de Havilland), até que ele se depara com suas próprias imperfeições.

Alma de Médico (Men in White – 1934)

O doutor Ferguson (Clark Gable), um médico dedicado, coloca seus pacientes acima de todos os outros interesses de sua vida. Sua noiva não aceita o fato dele considerar sua profissão mais importante do que manter uma agitada vida social, mas ele logo começa um romance com uma enfermeira, que partilha com ele os mesmos interesses.

Uma Lição de Vida (Wit – 2001)

A professora Vivian Bearing (Emma Thompson), especialista na obra do poeta John Donne, passou a vida adulta encarando religião e a finitude como simples questões literárias. Diagnosticada com câncer no ovário em estágio avançado, ela reflete sobre sua vida e seu trabalho.

Sybil (1976)

A verdadeira história de uma jovem mulher chamada Sybil (Sally Field), cuja infância foi tão dolorosa para ela que a fez desenvolver pelo menos 13 personalidades diferentes.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “Gladiador 2”, de Ridley Scott

Gladiador 2 (Gladiator 2 - 2024) Lúcio (Paul Mescal) deve entrar no Coliseu após os…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

3 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

3 dias ago

Dica do DTC – “Agnaldo, Perigo à Vista”, com AGNALDO RAYOL

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

7 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Dica do DTC – “Pedro Páramo” (1967), de Carlos Velo

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago