Críticas

Dica do DTC – “Quando os Brutos se Defrontam”, de Sergio Sollima

Quando os Brutos se Defrontam (Faccia a Faccia – 1967)

Um professor de História convalescente conhece um pistoleiro foragido, que o fascina e o inspira a fazer parte de seu bando de fora-da-lei.

Obra-prima de Sergio Sollima, logo após o excelente “O Dia da Desforra”, que estuda o impacto da violência e, mais que isto, analisa em sua alegoria como o indivíduo comum, no caso, o intelectual vivido por Gian Maria Volonté, pode modificar radicalmente suas atitudes e crenças éticas/morais quando se depara com condições extremas.

A efervescente essência política, tradicional nos trabalhos do diretor, ajudou a atrair a atenção dos críticos da época, elevando o gênero, infelizmente vítima de preconceito, às discussões que eram reservadas aos dramas densos.

Uma pérola do gênero que merece ser redescoberta.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.

Trilha composta por Ennio Morricone:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Dica do DTC – “O Mundo é o Culpado”, de Ida Lupino

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

21 horas ago

“Quando o Coração Floresce”, de David Lean

Quando o Coração Floresce (Summertime - 1955) Uma mulher (Katharine Hepburn) americana madura e solteira…

23 horas ago

15 pérolas que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

2 dias ago

Os 12 MELHORES filmes sobre artistas reais da MÚSICA

Eu, facilitando o seu garimpo cultural diário, selecionei os 12 melhores filmes (de ficção, não…

3 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

7 dias ago

Dica do DTC – “A Cilada”, de Hiroshi Teshigahara

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago