Críticas

Crítica de “Granizo”, de Marcos Carnevale, na NETFLIX

Granizo (2022)

Após receber uma chuva de críticas por não prever uma terrível tempestade, um famoso meteorologista (Guillermo Francella) volta para sua cidade natal e inicia uma jornada de autodescoberta.

Se você é um estudioso dedicado desta arte, não estranhou o nome do diretor argentino, Marcos Carnevale, ele foi o responsável por um dos romances mais encantadores do cinema moderno, “Elsa e Fred” (2005), abordando a paixão no crepúsculo da vida, obra que ganhou anos depois uma refilmagem norte-americana pouco inspirada, e também comandou uma pérola injustamente esquecida, “Anita” (2009), protagonizada por Alejandra Manzo, uma jovem com Síndrome de Down.

Ele retorna com “Granizo”, roteirizado por Fernando Balmayor e Nicolás Giaconone (de “Birdman” e “Biutiful”), entregando com competência uma história que é muito mais do que aparenta ser na superfície.

Carnevale entrega um produto muito simpático, leve, cômico, pleno em coração e com toques adoráveis de realismo mágico, mas, por baixo deste verniz, o filme injeta uma espirituosa crítica à estúpida “cultura do cancelamento”, cabresto politiqueiro, galho da mesma árvore podre do “politicamente correto”, que, alimentado pelo desprezo intelectual da massa que a abraça sem pensar duas vezes, promove um estrago que provavelmente será estudado no futuro com assombro, quando o processo de infantilização financiado pelo sistema for interrompido e os adultos lúcidos e emocionalmente maduros retomarem as rédeas da sociedade.

E, sendo coerente ao leitmotiv, o roteiro também trabalha o embate entre a sabedoria autodidata movida pelo amor e o conhecimento adquirido na busca do aval acadêmico, assim como aproveita o ensejo para tirar um sarro da bizarra bolha das celebridades.

Vale ressaltar que o recurso da computação gráfica em uma sequência no terceiro ato, que homenageia os filmes-catástrofe, elemento que poderia prejudicar a imersão, não se torna uma distração, infelizmente o mesmo não pode ser dito sobre a execução da subtrama envolvendo um motorista de táxi, mas é um problema estrutural que é compensado pela qualidade dos diálogos e pelas reflexões que são suscitadas no desfecho.

“Granizo” é uma ótima opção que ganha muito em revisão, quando a mensagem real da trama se torna mais clara.

Cotação:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

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