Hoje em dia o consumo cultural para todos que verdadeiramente amam esta arte não poderia ser mais fácil, basta o elemento fundamental do interesse genuíno. Há várias plataformas de streaming, mas ainda considero o garimpo na internet o caminho mais gratificante, você encontra títulos muito obscuros, nunca lançados em mídia física no Brasil, nem mesmo em VHS. Eu preparei uma seleção de pérolas importantes do cinema mundial que você provavelmente nem sabia que existiam. Caso a recepção da lista seja boa, pretendo preparar várias similares.
Eu evitei filmes que não ofereçam a opção de legendas em português, mas inseri projetos argentinos, mexicanos, sem esta opção, porque, sendo sincero, não é complicado para o brasileiro compreender os diálogos.
Procure no Youtube os títulos abaixo, prepare a pipoca e boa sessão!
O Despertar Amargo (Pretty Poison – 1968)
Dennis Pitt (Anthony Perkins) é um paciente de um hospital psiquiátrico que acaba conseguindo fugir. No caminho, ele encontra Sue Ann Stepanek (Tuesday Weld). Dennis conta para a moça que, na verdade, é um agente secreto disfarçado e Sue acaba acreditando na história. Suspense engenhoso dirigido por Noel Black.
Eclipse de Sol (1943)
Clássico musical, dirigido por Luis Saslavsky, protagonizado pela cantora argentina LIBERTAD LAMARQUE. Um jovem agricultor se casa secretamente com uma atriz, a quem ele abandona para retornar ao campo. Ela então tentará ensinar uma importante lição se passando por empregada.
Ánimas Trujano (El Hombre Importante – 1961)
Dirigido por Ismael Rodríguez e protagonizado por TOSHIRO MIFUNE. Trujano é um índio irresponsável de uma pequena aldeia mexicana. Ele espera acima de tudo ser escolhido “mayordomio” de sua aldeia, uma posição social de grande honra geralmente conferida aos cidadãos mais ricos e mais respeitados. Há um obstáculo em seu caminho. Será que ele vai conseguir se comportar?
Os Irmãos de Ferro (Los Hermanos del Hierro – 1961)
Reynaldo (Antonio Aguilar) e Martín del Hierro (Julio Alemán) presenciam o assassinato do pai por Pascual Velazco (Emilio Fernández), no norte do México. Os irmãos crescem com o desejo de vingança alimentado pela mãe. Anos mais tarde, um deles finalmente consegue matar o assassino. FILMAÇO dirigido por Ismael Rodríguez.
Amor Se Dice Cantando (1959)
Pérola dirigida por Miguel Morayta e protagonizada pelo cantor mexicano Miguel Aceves Mejía, o “rei do falsete”. Durante uma viagem de barco à Argentina, um cantor ganha uma fazenda em Rosário. Já em Buenos Aires e por sua saúde, recomendam que ele descanse, mas ele decide viajar e aproveitar a fazenda que ganhou no jogo. Mas lá ele descobre que é habitada pela irmã do jogador que a perdeu, que não está disposta a deixá-la e a defende até o fim.
A Fúria de Um Bruto (Never Let Go – 1960)
John Cummings (Richard Todd) é um vendedor cuja vida pessoal é um completo fracasso. Para piorar a situação, o carro que comprou para fazer o seu trabalho é roubado por uma quadrilha que falsifica a documentação de veículos roubados. Para encontrar o seu carro, ele decide investigar por conta própria e enfrentar a máfia. Pérola dirigida por John Guillermin, que conta com a presença do grande PETER SELLERS.
SOS Mar Báltico (Nacht fiel über Gotenhafen – 1960)
Em 1945, com o avanço do exército vermelho, milhões de refugiados fugiram do leste da Alemanha. O “Wilhelm Gustloff” carregado com 10.000 civis e soldados feridos foi afundado por um submarino soviético em menos de 55 minutos. Filme dirigido por Frank Wisbar, baseado na que é considerada a maior tragédia marítima da história.
OBSERVAÇÃO: Esta lista é um complemento para aqueles que apreciaram a minha seleção de 8…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…