A atenção do público é fisgada rapidamente quando uma produção avisa que é baseada em uma história real, eu selecionei abaixo 10 obras maravilhosas do cinema clássico e moderno, para facilitar seu garimpo cultural. Prepare a pipoca e boa sessão!
Em Cada Coração Uma Saudade (All Mine To Give – 1957)
O roteiro é baseado em uma história real ambientada em Wisconsin, baseada em um artigo de Dale e Katherine Eunson. A família Eunson sai da Escócia e se estabelece no Meio-Oeste americano, onde prosperam, até a morte prematura do pai e da mãe. O filho mais velho, com 12 anos de idade, é incumbido da tarefa de achar lares adotivos para ele e seus cinco irmãos.
Os Bons Companheiros (Goodfellas – 1990)
Um jovem cresce na máfia e trabalha arduamente para crescer entre seus companheiros. Ele gosta da vida de dinheiro e luxo, mas não liga para o horror que provoca. Infelizmente, a dependência de drogas e alguns erros finalmente destroem sua escalada até o topo.
Argo (2012)
Durante a crise do Irã em 1980, seis americanos ficaram refugiados na embaixada canadense em Teerã. Para tirá-los de lá, um agente da CIA decide fazer um filme fictício como estratégia para resgatá-los.
O Clube de Compra Dallas (Dallas Buyers Club – 2013)
Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas, foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas alguns meses de vida, ele se recusou a aceitar o prognóstico e, procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.
Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon – 1975)
Baseado em uma história real, Al Pacino brilha no papel de Sonny Wortzik, um ladrão que resolve assaltar um banco num dia de calor escaldante em Nova York. As coisas não correm exatamente como ele planejou e, em pouco tempo, o banco está cercado pela polícia e por um gigantesco circo de mídia.
Seis Graus de Separação (Six Degrees of Separation – 1993)
Paul aparece na porta de um casal de marchands ricos, alegando precisar de ajuda depois de um roubo no Central Park. Apresentando-se como aluno de Harvard, amigo de seus filhos e filho do ator Sidney Poitier, ele encanta o casal com histórias a respeito do seu pai. O roteiro do filme foi inspirado na história real de David Hampton, um vigarista que convenceu várias pessoas na década de 80 de que era filho do ator Sidney Poitier.
Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down – 2001)
Em outubro de 1993, durante a guerra civil da Somália, uma força de elite americana é enviada para capturar generais locais. Porém, após dois helicópteros serem derrubados, o que deveria ser uma operação simples se torna uma extensa batalha.
Os Garotos da Minha Vida (Riding in Cars With Boys – 2001)
Em 1965, Beverly vê o seu plano de ser escritora ser interrompido quando engravida de um motoqueiro que mal conhece aos 15 anos e é obrigada pelos pais a se casar. Mesmo com as responsabilidades da nova vida, ela não deixará de lado o seu sonho.
A Lista de Schindler (Schindler’s List – 1993)
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime alemão, tanto que era membro do próprio Partido (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, para salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.
Fugindo do Inferno (The Great Escape – 1963)
A trama foi inspirada em uma fuga real de prisioneiros de guerra de um acampamento alemão durante a Segunda Guerra Mundial. O roteiro é baseado no relato em primeira mão do escritor australiano Paul Brickhill, em seu livro homônimo.