Eu selecionei 20 obras sobre o universo maravilhoso do teatro que só melhoram a cada revisão, pérolas que, principalmente nos dias de hoje, precisam ser redescobertas.
Como você encontra estes filmes? O primeiro passo fundamental é PROCURAR. Se você já pensou em deixar esta pergunta nos comentários da postagem sem antes digitar o título desejado no Google, faz-se preciso reconhecer, não há um genuíno interesse, mesmo que eu te oferecesse o filme embalado com laço de fita, você jogaria ele numa estante qualquer onde acumularia pó.
Aos cinéfilos dedicados e proativos, uma dica, todos foram lançados em DVD. E, creia-me, TODOS são encontrados facilmente garimpando na internet.
Vale ressaltar que as obras não estão listadas em ordem de preferência.
A Viagem do Capitão Tornado (Il Viaggio Di Capitan Fracassa – 1990)
O último herdeiro da família Sigognac deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes, a caminho da corte do rei. Pérola na carreira do diretor ETTORE SCOLA.
A Roda da Fortuna (The Band Wagon – 1953)
Astro decadente pretende reviver seus dias de glória nos palcos da Broadway. Os seus melhores amigos, também compositores, conseguem com que o melhor diretor de teatro do momento aceite o desafio de dirigi-lo e torná-lo novamente famoso. Mas Hunter descobrirá que o novo teatro é bem diferente daquele a que ele estava acostumado. FILMAÇO de VINCENTE MINNELLI.
No Teatro da Vida (Stage Door – 1937)
Jovens garotas em busca do sucesso no teatro convivem na mesma residência com atrizes veteranas. O sucesso não é para todas, e algumas voltam para suas casas sem êxito. Pérola de GREGORY LA CAVA.
O Boulevard do Crime (Les Enfants du Paradis – 1945)
No Boulevard do Crime, entre os atores e os artistas de rua, o amor e a morte montam uma peça teatral. Nathalie apaixona-se pelo mímico Baptiste Debureau, que ama Garance, que é cobiçada pelo ator Frédérick Lemaître e pelo conde de Montray. FILMAÇO de MARCEL CARNÉ.
O Último Metrô (Le Dernier Metro – 1980)
Na Paris dominada pelos alemães, o diretor de teatro judeu Lucas Steiner vive escondido num porão onde sua esposa, a estrela Marion Steiner, ensaia uma nova peça com o ator Bernard Granger. Sob o pano de fundo da guerra, um triângulo amoroso surge. Pérola do mestre FRANÇOIS TRUFFAUT.
Ervas Flutuantes (Ukigusa – 1959)
Companhia japonesa de teatro kabuki aporta numa pequena ilha de pescadores. Komajuro (Ganjirô Nakamura), um dos fundadores do grupo, passa a frequentar todos os dias a casa de sua antiga amante, Oyoshi (Haruko Sugimura), dona de um bar e mãe de Kiyoshi (Hiroshi Kawaguchi). Pérola do mestre YASUJIRO OZU.
Noite de Estreia (Opening Night – 1977)
Myrtle Gordon (Gena Rowlands) é uma famosa atriz de meia idade, que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pelo falecimento de uma ardorosa fã na estreia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece. Pérola na carreira do diretor JOHN CASSAVETES.
Jogo de Cena (2007)
Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. Vinte e três delas foram selecionadas e filmadas em junho de 2006. Em setembro do mesmo ano, várias atrizes interpretaram, a seu modo, as mesmas histórias. Pérola do diretor brasileiro EDUARDO COUTINHO.
César Deve Morrer (Cesare Deve Morire – 2012)
O filme, que mistura teatro, documentário e drama, encena uma versão livre da peça “Julius Caesar”, de Shakespeare, onde os atores são detentos da ala de segurança máxima da prisão de Rebibbia, na Itália. Pérola de VITTORIO TAVIANI e PAOLO TAVIANI.
A Malvada (All About Eve – 1950)
A ambiciosa aspirante a atriz Eve Harrington se infiltra no camarim da estrela consagrada Margo Channing, que após ouvir sua história triste, resolve ajudá-la. Mas Eve parece só ter intenção de usá-la para entrar na indústria. FILMAÇO de JOSEPH L. MANKIEWICZ.
All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz – 1979)
Quando não está planejando seu novo musical ou trabalhando na produção de seu filme, o coreógrafo e diretor Joe Gideon está tomando pílulas e dormindo com uma fila infinita de mulheres. O stress mental e físico começa a afetar Joe, que agora tem que tomar uma decisão sobre o seu arriscado estilo de vida. Pérola de BOB FOSSE.
Luzes da Ribalta (Limelight – 1952)
Calvero (Charles Chaplin) é um palhaço em decadência que nutre um amor por Thereza (Claire Bloom), uma bailarina que está superando as dificuldades após tentar dar fim à própria vida. FILMAÇO do mestre CHARLES CHAPLIN.
Autor em Família (Author! Author! – 1982)
Abandonado pela esposa, um escritor de peças teatrais tenta cuidar da complicada família de cinco filhos e, ao mesmo tempo, lida com o começo de uma relação amorosa com a atriz protagonista de seu mais recente trabalho na Broadway. Pérola na carreira do diretor ARTHUR HILLER.
Mephisto (1981)
Alemanha, 1930. Hendrik Höfgen é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente à sua carreira. Porém, quando os alemães começam a tomar o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Pérola do húngaro ISTVÁN SZÁBO.
Primavera Para Hitler (The Producers – 1967)
Produtor teatral decadente e seu sócio armam um golpe, produzir uma peça que certamente será um fracasso. Só que eles não contavam com a possibilidade do público amar a proposta. Pérola inesquecível de MEL BROOKS.
Ser Ou Não Ser (To Be or Not To Be – 1942)
Na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de atores canastrões cai nas graças dos alemães. Eles ficam sabendo que terão de impedir um espião de entregar uma mensagem danosa para a resistência. FILMAÇO do mestre ERNST LUBITSCH.
Impróprio Para Menores (Noises Off… – 1992)
No dia da estreia de uma peça londrina na Broadway seu diretor, um homem extremamente nervoso, não quer nem ficar na plateia. O motivo é que em exibições anteriores o elenco e a parte técnica deixaram que suas vidas particulares interferissem nas apresentações, transformando cada espetáculo em um pesadelo. Pérola do diretor PETER BOGDANOVICH.
As 7 Máscaras da Morte (Theatre of Blood – 1973)
Um ator fracassado planeja sua vingança contra os críticos de arte, responsáveis por críticas severas sobre sua interpretação. Pérola do diretor DOUGLAS HICKOX.
Depois do Ensaio (Efter Repetitionen – 1984)
Henrik Voegler, um consagrado diretor de teatro, costuma permanecer no teatro depois dos ensaios, trabalhando ou dormindo. Anna, a promissora atriz principal de sua nova montagem, retorna depois do ensaio em busca de um bracelete esquecido. O que se segue desse encontro casual leva-nos ao limite entre encenação e realidade, entre arte e vida, entre indivíduos, máscaras e papéis – dentro e fora do teatro. Pérola na carreira do mestre INGMAR BERGMAN.
Os Sapatinhos Vermelhos (The Red Shoes – 1948)
Jovem bailarina apaixona-se pelo maestro da peça ao mesmo tempo em que o diretor oferece oportunidade para uma carreira artística mundial. Pérola de EMERIC PRESSBURGER e MICHAEL POWELL.
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu amo preparar esta tradicional lista de 10 Melhores Filmes lançados no Brasil, nas salas…
Jurado Nº 2 (Juror #2 - 2024) Pai (Nicholas Hoult) de família serve como jurado…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…