Hoje em dia o consumo cultural para todos que verdadeiramente amam esta arte não poderia ser mais fácil, basta o elemento fundamental do interesse genuíno.
Há várias plataformas de streaming, mas ainda considero o garimpo na internet o caminho mais gratificante, você encontra títulos muito obscuros, nunca lançados em mídia física no Brasil, nem mesmo em VHS. Eu preparei uma seleção de pérolas importantes do cinema mundial que, por motivos óbvios, não são muito divulgados hoje em dia.
Procure no Youtube os títulos abaixo, prepare a pipoca e boa sessão!
O Sol Enganador (Utomlennye Solntsem – 1994)
Num dia de verão em 1936, coronel reformado que vive no campo com esposa Maroussia e a filha, recebe a visita do misterioso Dimitri que, além de apaixonado por sua mulher, é oficial da polícia política de Stalin. Um roteiro que mostra a brutal verdade sobre o comunismo.
O Último Dançarino de Mao (Mao’s Last Dancer – 2010)
Aos 11 anos, Li Cunxin foi tirado de uma pobre aldeia chinesa para estudar balé na escola de dança de Madame Mao, em Pequim. Em 1979, ele consegue entrar para a Companhia Houston Ballet durante um intercâmbio cultural no Texas, onde começa uma vida nova e livre. Os oficiais chineses tentam levá-lo de volta à China, mas manobras legais e o casamento com uma bailarina americana conseguem mantê-lo nos EUA. Para lutar pelos seus sonhos, porém, ele terá de abandonar para sempre sua família.
Capricórnio Um (Capricorn One – 1977)
Nos anos 1970, em plena Guerra Fria, o Governo Americano e a Nasa unem-se numa farsa: uma missão tripulada até o planeta Marte é encenada num estúdio para enganar a opinião pública, forçando o mundo a acreditar nos progressos científicos e tecnológicos dos Estados Unidos. Três astronautas são obrigados a participar da farsa e das filmagens. O problema é que a cápsula não-tripulada enviada ao espaço explode na reentrada, e agora o governo não pode deixar os astronautas vivos para revelar a mentira.
Atormentado por visões, um ex-publicitário (Ed Stoppard) desvela uma campanha clandestina desenvolvida para despertar uma nova era de consumo desenfreado por todo o mundo. Um roteiro que prova que a propaganda é a alma do negócio. E, vale ressaltar, o negócio é sujo. Ela pode te fazer crer em qualquer absurdo, ela pode te levar a temer mortalmente algo que sempre existiu em sua rotina, normalizar todo tipo de humilhação, somente para te forçar um antídoto, que, na realidade, nada mais é que puro veneno.
Bisturi, a Máfia Branca (Bisturi, la Mafia Bianca – 1973)
O filme denuncia os “barões” da medicina nas clínicas particulares de luxo, onde cirurgiões diretores de hospital inventam operações desnecessárias para arrancar milhões de seus pacientes ricos, enquanto os menos afortunados tornam-se cobaias e vítimas da incompetência e do descuido.
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Megalópolis (Megalopolis - 2024) A cidade de Nova Roma é palco de um conflito entre…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…