No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Amo-te Teresa (2000)
A história do amor proibido entre Teresa (Ana Padrão), uma médica de 35 anos, e Miguel (Diogo Morgado), um adolescente de 15 anos.
Telefilme produzido pela portuguesa SIC que fez um tremendo sucesso em sua exibição original, chegou a ser lançado por lá em VHS e DVD, com uma temática que remete ao clássico “Verão de 42”, de Robert Mulligan, e “Malena”, de Giuseppe Tornatore.
O roteiro se beneficia do baixo orçamento, focando na química do improvável casal, relacionamento que nasce do profundo desconforto, quando, por uma distração, o jovem, brincando com um aeromodelo, quase provoca uma tragédia automobilística. A beleza da vítima é logo notada, o constrangimento do adolescente só piora quando descobre que a mulher é amiga de infância de sua mãe.
A história é conduzida com muita sensibilidade, bom gosto, o elenco transmite credibilidade, o resultado encanta e suscita instigantes reflexões.
O Brutalista (The Brutalist - 2024) Arquiteto (Adrien Brody) visionário foge da Europa pós-Segunda Guerra…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Babylon 5 (1993-1998) Em meados do século 23, a estação espacial Babylon 5 da Aliança…
O conjunto de obra do saudoso diretor britânico John Schlesinger é impressionante, mas selecionei 7…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
A Garota da Agulha (Pigen Med Nålen - 2024) Uma jovem (Vic Carmen Sonne) grávida…