Listas

Os 5 MELHORES filmes do diretor espanhol CARLOS SAURA

O conjunto de obra do saudoso diretor espanhol Carlos Saura é impressionante, mas selecionei 5 trabalhos que só melhoram em revisão, algumas pérolas injustamente menos lembradas e outras que são calorosamente abraçadas pelo público.

Como você encontra estes filmes? O primeiro passo fundamental é PROCURAR. Se você já pensou em deixar esta pergunta nos comentários da postagem sem antes digitar o título desejado no Google, faz-se preciso reconhecer, não há um genuíno interesse, mesmo que eu te oferecesse o filme embalado com laço de fita, você jogaria ele numa estante qualquer onde acumularia pó.

Aos cinéfilos dedicados e proativos, uma dica, todos foram lançados em DVD. E, creia-me, TODOS são encontrados facilmente garimpando na internet.

Vale ressaltar que os títulos não estão listados em ordem de preferência.

Bodas de Sangue (Bodas de Sangre – 1981)

Carlos Saura inicia sua trilogia sobre a tradição musical espanhola com este fascinante experimento, a representação de um ensaio geral, adaptado pelo coreógrafo Antonio Gades, da história de vingança apaixonada do poeta/dramaturgo Federico García Lorca. A trama contada através da dança, um hipnotizante espetáculo de puro encantamento.

Cría Cuervos (1976)

Ana é uma mulher de tristes lembranças. Duas décadas antes, quando tinha nove anos, acreditava ter em suas mãos um misterioso poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Assim teria causado a morte inesperada do pai, o militar franquista Anselmo, logo após o doloroso martírio da mãe.

A Prima Angélica (La Prima Angélica – 1974)

Quando sua mãe falece, o idoso solteirão Luis viaja para a Espanha para enterrá-la. Enquanto está lá, ele fica na mesma casa onde passou a Guerra Civil Espanhola, o que inevitavelmente traz de volta uma enxurrada de lembranças, como o amor que sentiu por sua prima, Angélica.

Tango (1998)

Mario Suárez, um diretor talentoso, foi abandonado pela esposa. Para superar sua dor, começa uma produção de um filme sobre tango. Certa noite, durante a seleção do elenco, Mario conhece Elena Flores, uma jovem lindíssima e excelente dançarina, amante do principal investidor do filme, Angelo Larroca. No decorrer dos ensaios, Mario e Elena se envolvem em um apaixonado caso de amor, mas Angelo não é cego e é um homem muito perigoso.

A Caça (La Caza – 1966)

Três veteranos da Guerra Civil Espanhola e um adolescente vão caçar coelhos nos campos onde outrora trocaram tiros. Com a tensão aumentando entre os três, os coelhos acabam levando a pior e sendo massacrados sem piedade diante do jovem estarrecido.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Dica do DTC – “Jesús, el Niño Dios” (1971), de Miguel Zacarías

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

3 dias ago

Dica do DTC – “Sangue e Areia” (1941), de Rouben Mamoulian

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

4 dias ago

Os Melhores Filmes do Ano – 2024

Eu amo preparar esta tradicional lista de 10 Melhores Filmes lançados no Brasil, nas salas…

6 dias ago

Crítica de “Jurado Nº 2”, de Clint Eastwood

Jurado Nº 2 (Juror #2 - 2024) Pai (Nicholas Hoult) de família serve como jurado…

7 dias ago

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago