O grande diretor canadense Norman Jewison faleceu no dia 20 de janeiro, aos 97 anos de idade.
Ele era mestre em trabalhar temas espinhosos, mas chamou a atenção da indústria em seu início comandando o elegante especial de TV de Judy Garland, material que foi disponibilizado em DVD no Brasil. O colega Tony Curtis enxergou o potencial artístico do jovem e sugeriu que ele desbravasse o universo do cinema.
O conjunto de obra dele é impressionante, quatro décadas de altíssimo nível, mas selecionei dez títulos que só melhoram em revisão, algumas pérolas injustamente menos lembradas e outras que são calorosamente abraçadas pelo público.
Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.
Um Violinista no Telhado (Fiddler on the Roof – 1971)
No início do século 20, judeus e cristãos ortodoxos vivem lado a lado na vila de Anatevka, na Rússia, sob o regime czarista. Seguindo uma das tradições da comunidade judaica, o leiteiro Tzeitel arranja o casamento das filhas, contra a vontade delas.
Hurricane, o Furacão (The Hurricane – 1999)
O sonho do boxeador Rubin “Hurricane” Carter de ganhar o título de peso-médio do boxe é destruído quando ele é erroneamente preso e condenado à prisão perpétua pela eliminação de três pessoas em um bar de Nova Jersey.
Com o Dinheiro dos Outros (Other People’s Money – 1991)
Lawrence Garfield negocia empresas em situação financeira ruim e não hesita em fazer jogadas inescrupulosas. Agora ele está de olho na empresa familiar comandada por Andrew, que pede ajuda à sua filha advogada Kate para salvar a companhia.
F.I.S.T. (1978)
Johnny Kovak se junta ao sindicato na década de 1930 e sobe na organização. À medida que sobe cada vez mais, seus métodos se tornam mais implacáveis e, finalmente, o senador Madison inicia uma campanha para descobrir a verdade sobre as supostas conexões com a máfia.
A Mesa do Diabo (The Cincinnati Kid – 1965)
Um jovem jogador de pôquer de Nova Orleans conhecido como Cincinnati Kid quer ser o melhor de todos. Ele tem a chance de derrotar o lendário Lancey Howard, mas descobre que o jogo foi armado por um inimigo do veterano jogador.
Feitiço da Lua (Moonstruck – 1987)
Loretta Castorini, uma contadora viúva do Brooklyn, fica em uma situação delicada quando se apaixona pelo irmão do homem com quem ela concordou se casar, e que, além disso, era o melhor amigo de seu marido, falecido há sete anos.
Justiça Para Todos (…And Justice for All – 1979)
O advogado Arthur Kirkland desafia o sistema jurídico dos EUA ao defender pessoas inocentes que são condenadas por crimes que não cometeram, e um juiz culpado que ele é forçado a defender e que tenta usar seu status no tribunal para se absolver.
No Calor da Noite (In the Heat of the Night – 1967)
Virgil Tibbs é preso numa estação de trem sob a acusação de homicídio. Logo depois, o xerife da cidade descobre que ele é um detetive da polícia da Filadélfia.
Jesus Cristo Superstar (Jesus Christ Superstar – 1973)
Versão cinematográfica da ópera rock de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, apresentando as últimas semanas da vida de Cristo, contadas de forma anacrônica.
Rollerball – Os Gladiadores do Futuro (Rollerball – 1975)
No ano de 2018, em uma sociedade futurista, as corporações têm substituído países e existe um jogo recreativo e violento conhecido como “Rollerball”, controlado pelas organizações e jogado em todo o mundo. Em um determinado momento, Jonathan E., um dos jogadores, decide lutar por sua liberdade e deixa o controle da corporação em perigo.
OBSERVAÇÃO: Esta lista é um complemento para aqueles que apreciaram a minha seleção de 8…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…