Críticas

Dica do DTC – “Dio, Come Ti Amo”, de Miguel Iglesias

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Dio, Come Ti Amo (1966)

Gigliola (Gigliola Cinquetti) é uma jovem e humilde nadadora napolitana que concorre em uma competição na Espanha e acaba se apaixonando pelo noivo (Mark Damon) de sua melhor amiga. Mas quando eles vêm visitá-la na Itália, ela finge ser rica, com a cumplicidade dos pais.

O subgênero musicarello, diretamente influenciado pelo sucesso dos filmes protagonizados por Elvis Presley nas décadas de 50 e 60, carregava multidões para as salas de cinema italianas.

Artistas jovens e populares no cenário musical inseridos em tramas leves, românticas, que utilizavam como leitmotiv uma canção com forte potencial mercadológico. Como apaixonado desde criança pela música italiana, aproveito o ensejo para indicar algumas destas pérolas: “Pensando a Te” (1969) e “Angeli Senza Paradiso” (1970) com o casal Al Bano e Romina Power, “Io Te Amo” (1968) com Dalida, “In Ginocchio da Te” (1964) e “Se Non Avessi Più Te” (1965), com Gianni Morandi.

Eu creio que o único filme deste subgênero que é lembrado hoje carinhosamente pelo público brasileiro é “Dio, Come Ti Amo”, protagonizado pela cantora Gigliola Cinquetti, que defende a canção-título composta por Domenico Modugno, vitoriosa no Festival de Sanremo.

O roteiro é simples, truncado em alguns momentos, mas muito eficiente em sua proposta. A beleza das locações ajuda bastante, as músicas são inseridas com inteligência, não prejudicam a fluência do ritmo. Eu destaco o início com Cinquetti cantando a bonita “Non ho l’Eta”, escolha perfeita para garantir a imersão emocional imediata do público.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.

Trecho:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “Megalópolis”, de Francis Ford Coppola

Megalópolis (Megalopolis - 2024) A cidade de Nova Roma é palco de um conflito entre…

1 dia ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

5 dias ago

FILMAÇOS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

5 dias ago

3 ótimas ZARZUELAS para apaixonados por MUSICAIS

Quando eu era criança, tive meu primeiro contato com a zarzuela através da exibição televisiva…

5 dias ago

Os 8 MELHORES filmes para apaixonados por ÓPERA

E lá vou eu investir tempo e carinho em um tema que vai gerar centavos,…

1 semana ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

2 semanas ago