Séries

Crítica nostálgica da clássica série “Taxi” (1978-1983)

Taxi (1978-1983)

O cotidiano dos funcionários da Sunshine Cab Company, uma cooperativa de táxi em Nova York. 

A minha memória pode estar me pregando uma peça, mas lembro de ter tido contato com esta série na década de 2000, o auge da TV a cabo no Brasil, transmitida no canal Nickelodeon, na faixa noturna “Nick At Nite”.

O mais certo é que baixei na internet vários episódios alguns anos depois, na época em que estava estudando sobre a carreira do saudoso Andy Kaufman, fiquei encantado com a proposta e com o carisma do elenco. E só recentemente consegui assistir a todos os episódios das 5 temporadas, graças ao Archive.org, infelizmente ela nunca foi lançada em mídia física por aqui.

“Taxi” é uma das melhores sitcoms de todos os tempos, envelheceu muito bem, algo raro no gênero.

Criada por James L. Brooks, Stan Daniels, David Davis e Ed Weinberger, as mentes por trás do sucesso “The Mary Tyler Moore Show”, ela foi inspirada por um artigo jornalístico que abordava a rotina de motoristas de táxi que trabalhavam no turno da noite. A abertura simples, ao som do melancólico tema composto por Bob James, dá o tom perfeito. Há situações engraçadíssimas, mas também há espaço generoso para que os personagens conquistem o coração do público.

No primeiro episódio, os taxistas se juntam para dar apoio ao colega que vai reencontrar a filha no aeroporto após 15 anos; no terceiro, uma jovem acima do peso e complexada vai aprender uma bela lição de vida; a forma como os momentos tocantes são inseridos na fórmula é muito inteligente, nada forçada, como no desfecho de “Elaine’s Secret Admirer”, quando uma única frase do personagem excêntrico vivido por Christopher Lloyd basta para aquecer a alma.

O meu personagem favorito é o mecânico Latka, o imigrante de uma estranha terra estrangeira vivido pelo grande Andy Kaufman, um gênio da comédia.

Caso você não conheça o trabalho dele, eu indico a ótima cinebiografia “O Mundo de Andy”, com Jim Carrey, mas, principalmente, recomendo que procure no Youtube as apresentações dele em talk shows, como quando apresentou seus filhos adotivos ao David Letterman, não há ninguém na indústria do humor até hoje que esbanje tanto talento e coragem, que tenha criado um estilo único tão desconcertante.

Outro personagem fascinante é o riponga Jim Ignatowski, vivido por Christopher Lloyd, um enigma insondável, capaz de surpreender os colegas com habilidades especiais e toques de preciosa lucidez.

A belíssima Marilu Henner vive Elaine Nardo, uma mãe divorciada que se vê forçada a trabalhar como taxista à noite para manter seu sonho artístico.

Tony Danza vive um boxeador de bom coração, mas de raciocínio lento, uma variação do tipo que é explorado em todas as sitcoms. Jeff Conaway vive um tipo similar, um ator sem talento, mas muito vaidoso.

Danny DeVito e Judd Hirsch trazem peso dramático ao conjunto. O primeiro é um tirano supervisor, maravilhosamente politicamente incorreto. O segundo, o paizão de todos, o único que realmente trabalha como taxista sem qualquer pretensão profissional maior.

Eu selecionei os melhores episódios da série, para facilitar o seu garimpo cultural. Você encontra todos com facilidade na internet. Vale ressaltar que a lista está na ordem de exibição. Prepare a pipoca e boa sessão!

T01E01 – Like Father, Like Daughter

Alex e os rapazes dirigem um táxi de Nova York até Miami para que Alex possa ver sua filha, que ele não vê há 15 anos, antes que ela vá para a escola em Portugal.

T01E02 – One-Punch Banta

Tony tem a chance de lutar com um campeão mundial. E quando ele derruba o homem, ele tem uma luta com um lutador ranqueado. Todos, exceto Louie, o apoiam. Mas antes da luta, ele descobre o que realmente aconteceu entre ele e o campeão.

T01E03 – Blind Date

Alex vai a um encontro às cegas com Angela, que ele conhece apenas como uma voz espirituosa e encantadora no telefone. Latka encontra um envelope de dinheiro no banco de trás de um táxi. Quem fica com ele?

T01E08 – Paper Marriage

Para que Latka possa permanecer no país, ele se casa com uma garota de programa. O casamento é realizado na garagem, liderado pelo Reverendo Jim Ignatowski.

T02E03 – Reverend Jim: A Space Odyssey

Os caras encontram o Reverendo Jim e tentam conseguir um emprego para ele, mas primeiro eles precisam convencer Louie a contratá-lo e ajudá-lo a passar no exame.

T02E09 – The Apartment

Depois que seu complexo de apartamentos é demolido, Latka, sem saber, assina um contrato de aluguel para morar em uma cobertura luxuosa por US$ 3.000/mês. Percebendo que Latka terá que se mudar depois de um mês, os taxistas decidem passar cada minuto aproveitando as vantagens do apartamento.

T02E11 – Latka’s Revolting

Depois que o país de Latka entra em guerra civil, ele sente que tem a obrigação de voltar para casa e se juntar à revolução, afinal ele é um general.

Andy Kaufman em cena de “Latka’s Cookies”.

T02E12 – Elaine’s Secret Admirer

Elaine fica intrigada quando um admirador secreto lhe envia vários poemas românticos. Ela logo percebe que deve ser alguém na garagem.

T03E04 – Elaine’s Strange Triangle

Elaine está namorando um homem que, sem que ela saiba, é na verdade bissexual e atraído por Tony. Ele implora pela ajuda de Alex para deixar o homem na mão sem atritos.

T03E05 – Going Home

Depois que um investigador particular contratado pelo pai de Jim o encontra, Jim e Alex fazem uma visita ao pai de Jim.

T03E08 – Latka’s Cookies

Após a morte da avó de Latka, ele herda a receita de biscoitos dela. Ele pretende entrar no negócio com essa receita, mas há um porém, ela contém um ingrediente especial.

T03E11 – Elaine’s Old Friend

Elaine tem o azar de pegar uma corrida com sua antiga rival do ensino médio, Mary Parker. Mais tarde, Elaine e Alex a encontram com seu noivo para jantar, onde o romance deles domina a noite.

T03E20 – Latka the Playboy

Latka cria um alter ego suave, mas desagradável, Vic Ferrari, para ajudá-lo a marcar pontos com as mulheres. No entanto, ninguém gosta de sua nova persona, e Alex tenta convencê-lo a trazer o antigo Latka de volta.

T04E01 – Jim the Psychic

Jim tem uma visão de que Alex morrerá na quinta-feira às 19h. Louie está convencido de que é real, mas Alex se recusa a acreditar. Latka não tem permissão para falar por uma semana após um desentendimento com Tony.

T04E03 – Mr. Personalities

Quando Latka começa a exibir transtorno de personalidade múltipla novamente, Elaine o encaminha para um terapeuta. Como resultado da primeira sessão, ele assume uma nova personalidade: Alex Rieger.

T04E20 – Elegant Iggy

Elaine é convidada para um jantar da alta sociedade, tendo Jim como seu par.

T04E21 – The Wedding of Latka and Simka

Latka e Simka se casam na garagem e, no casamento, Simka precisa passar por um teste para provar que é casta.

Tema composto por Bob James:

Clássica cena do episódio “Reverend Jim: A Space Odyssey”:

Clássica cena (legendada) do episódio “Elaine’s Old Friend”:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

FILMAÇOS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

6 dias ago

Dica do DTC – “Jesús, el Niño Dios” (1971), de Miguel Zacarías

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago

Dica do DTC – “Sangue e Areia” (1941), de Rouben Mamoulian

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago

Os Melhores Filmes do Ano – 2024

Eu amo preparar esta tradicional lista de 10 Melhores Filmes lançados no Brasil, nas salas…

2 semanas ago

Crítica de “Jurado Nº 2”, de Clint Eastwood

Jurado Nº 2 (Juror #2 - 2024) Pai (Nicholas Hoult) de família serve como jurado…

2 semanas ago

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

2 semanas ago