Listas

As 20 MELHORES trilhas sonoras na carreira do compositor JERRY GOLDSMITH

O saudoso norte-americano Jerry Goldsmith faz parte do panteão de deuses da composição musical cinematográfica, considero ele um dos cinco mais importantes de todos os tempos.

Eu selecionei 20 pérolas de seu repertório que evidenciam o brilhantismo com que captava a essência dos argumentos, a sua forte assinatura, além de sua incrível versatilidade.

Coloque os fones, aperte o play nos vídeos e viaje no fascinante universo sensorial deste mestre.

Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.

Jornada nas Estrelas – O Filme (Star Trek: The Motion Picture – 1979)

A Federação pede ao almirante James T. Kirk e a tripulação da nave estelar Enterprise que contenha um objeto imenso, que está em rota de colisão com a Terra. Depois de investigar, a tripulação descobre que a nuvem alienígena abriga uma inteligência artificial com intenções sinistras. Uma crise acontece quando uma sonda enviada pela nuvem de energia ataca a tripulação, sequestrando a tenente-navegadora Ilia.

Patton – Rebelde ou Herói? (Patton – 1970)

Brilhante estrategista, guerreiro implacável e o mais desbocado oficial americano, Patton conseguiu decisivas vitórias contra os nazistas na África e Europa. Após um desempenho excepcional na Itália, sua carreira passa a correr perigo depois que ele esbofeteia um recruta que estava tendo um colapso nervoso. Este incidente assume grandes proporções e faz com que Patton perca o comando do seu exército.

Sua Última Façanha (Lonely Are The Brave – 1962)

O vaqueiro Jack Burns se sente deslocado em meio à modernidade e entra numa briga de bar para ser preso junto ao amigo Paul. Jack convence o amigo a fugir, mas ele tem muito a perder. Jack leva uma surra de um delegado sádico e foge para as colinas.

Capricórnio Um (Capricorn One – 1977)

Uma missão da NASA a Marte não funcionará e seu financiamento está em perigo, então eles decidem fingir, mas eles têm que manter o segredo.

Chinatown (1974)

O detetive particular Jake Gittes é contratado por uma ricaça para investigar o marido, no que parece ser mais um caso de infidelidade conjugal. Gittes logo descobre que a mulher era uma impostora e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray, filha de um dos homens mais poderosos da cidade. O detetive se vê no meio de um perigoso jogo de poder, em uma trama surpreendente que envolve desvio de fornecimento de água, aquisições de terras e pessoas ligadas à Companhia de Água e Energia.

Crepúsculo das Águias (The Blue Max – 1966)

O tenente Bruno Stachel, um ousado piloto alemão da Primeira Guerra Mundial, é instruído a abater 20 aviões inimigos para ganhar a Blue Max, uma medalha cobiçada. Seu superior, Count von Klugermann, sabe que ele não vai desistir enquanto não receber a condecoração, e admira sua tenacidade e persistência. O sobrinho de seu superior, Willi, é o maior competidor de Bruno. Mas Bruno está disposto a superar seu adversário para assegurar a medalha.

O Canhoneiro do Yang-Tsé (The Sand Pebbles – 1966)

Jake Holman é um engenheiro que chega a uma canhoneira, durante a Revolução Chinesa, em 1926. Seu jeito cínico e arrogante se choca com a cultura chinesa que está a bordo do navio. A embarcação começa a apresentar problemas e os embates entre chineses e estrangeiros crescem durante o salvamento dos embarcados.

Papillon (1973)

Na década de 1930, Papillon é acusado de assassinato e condenado à prisão perpétua. As regras da prisão são claras: qualquer um que tentar fugir é punido com dois anos de solitária – mas isso não é o bastante para assustar Papillon.

A Profecia (The Omen – 1976)

O embaixador americano e a esposa querem muito ter filhos. Quando ela dá à luz um bebê morto e um padre sugere que adotem um recém-nascido saudável e órfão, ele aceita sem contar à mulher. O que ele não sabe é que o bebê é o anticristo.

O Preço de Um Covarde (Bandolero! – 1968)

No Velho Oeste americano, uma gangue de bandidos mata um rancheiro rico durante uma tentativa de assalto em uma pequena cidade do Texas. Todos são presos e sentenciados à morte. Quando recebe a notícia, o irmão do líder da gangue sai em busca deles, fingindo ser o carrasco. Em uma tentativa desesperada por liberdade e perseguidos por um xerife até o México, os dois irmãos sequestram uma jovem garota e a fazem de refém enquanto lutam contra bandidos mexicanos.

O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes – 1968)

O astronauta americano George Taylor vai parar por acidente em um planeta habitado por macacos. Os animais dominam o lugar, escravizando os seres humanos, inclusive George e os tripulantes da nave. Agora, o astronauta terá que lutar pela sua liberdade.

Tora! Tora! Tora! (1970)

Considerado por muitos historiadores como um dos momentos mais simbólicos da história da humanidade, o ataque a Pearl Harbor gerou consequências importantes nos passos seguintes dos conflitos entre americanos e asiáticos. Através de uma remontagem minuciosa dos fatos, japoneses e norte-americanos mostram suas próprias versões do que aconteceu durante os dias que antecederam e sucederam o atentado.

Outland – Comando Titânio (Outland – 1981)

William O’Niel é um delegado espacial enviado a uma base de coleta de titânio. Ele investiga uma série de mortes misteriosas de mineradores e descobre que a produtividade dos trabalhadores está sendo estimulada por drogas perigosas.

Alien – O Oitavo Passageiro (Alien – 1979)

A tripulação do cargueiro interestelar Nostromo é despertada no meio da viagem para casa por estranhos sinais de socorro vindos de uma nave alienígena em um planeta aparentemente deserto. Enquanto a equipe investiga, um dos tripulantes é atacado por um organismo, que leva o embrião de um alienígena para dentro da Nostromo. Na espaçonave, a medonha criatura começa a crescer em um ritmo frenético e persegue de forma implacável todos os tripulantes.

Fuga do Planeta dos Macacos (Escape From The Planet of The Apes – 1971)

Os símios Cornelius e Zira retornam no tempo para escapar da destruição de seu mundo e chegam à Los Angeles do século 20, onde são tratados como curiosidades. Mas logo são perseguidos pelo governo, que pretende evitar o nascimento do bebê de Zira.

A Inocente Face do Terror (The Other – 1972)

No verão de 1935, os gêmeos Niles e Holland Perry vivem com sua família em uma fazenda de Connecticut. Um deles é tímido, retraído e sombrio, e o outro leva uma vida comum. A vida deles muda quando uma série de acidentes causam mortes na fazenda.

A Casa da Rússia (The Russia House – 1990)

O editor Barley Blair recebe uma série de cadernos de um famoso cientista soviético, mas o material é interceptado pelo serviço de espionagem, que envia Blair para a Rússia ao encontro da editora Katya para descobrir a veracidade das informações.

Rambo – Programado Para Matar (First Blood – 1982)

Um veterano da Guerra do Vietnã usa todo seu treinamento e agressividade exercitada nos campos de batalha quando é preso e torturado por policiais.

Rambo 2 – A Missão (Rambo: First Blood Part II – 1985)

Rambo está preso em uma penitenciária federal quando recebe uma proposta: será perdoado e reintegrado ao Exército se participar de uma missão no Vietnã, onde terá que enfrentar todo tipo de inimigos, inclusive oficiais americanos corruptos.

Jornada nas Estrelas – Primeiro Contato (Star Trek – First Contact – 1996)

O capitão Jean-Luc e a tripulação da Enterprise embarcam em uma nova aventura, enfrentando os Borgs, criaturas meio orgânicas e meio máquinas que formam uma comunidade com um único objetivo: conquistar e assimilar todas as raças. Liderados por sua sedutora e sádica rainha, os Borgs seguem para a Terra com um plano demoníaco para alterar a história. O último encontro entre Picard e os Borgs quase o matou e agora ele quer vingança.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “A Garota da Agulha”, de Magnus von Horn, na MUBI

A Garota da Agulha (Pigen Med Nålen - 2024) Uma jovem (Vic Carmen Sonne) grávida…

14 horas ago

Crítica de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, de Fernando Fraiha

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2024) Chico Bento (Isaac Amendoim) e sua turma precisam…

3 dias ago

Crítica de “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard

Emilia Pérez (2024) No México, uma advogada (Zoe Saldaña) recebe uma oferta inesperada para ajudar…

6 dias ago

Dica do DTC – “O Mundo é o Culpado”, de Ida Lupino

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago

“Quando o Coração Floresce”, de David Lean

Quando o Coração Floresce (Summertime - 1955) Uma mulher (Katharine Hepburn) americana madura e solteira…

1 semana ago

15 pérolas que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago