Séries

Os MELHORES episódios da fascinante série “BABYLON 5”

Babylon 5 (1993-1998)

Em meados do século 23, a estação espacial Babylon 5 da Aliança Terrestre, localizada em território neutro, é um importante ponto focal para intrigas políticas, tensões raciais e várias guerras ao longo de cinco anos.

Eu sou apaixonado por ficção científica desde pequeno, mas só consegui terminar esta série alguns anos atrás, quando baixei na internet os episódios das duas temporadas finais.

Na época em que ela foi exibida no Brasil, na fase áurea da TV a cabo, pela Warner Channel, acompanhei com carinho as três primeiras temporadas, lembro até hoje da matéria de capa da revista SCI-FI NEWS, de 1997, e das fitas VHS que aluguei e copiei, com o episódio piloto e o episódio duplo “A Fronteira do Desconhecido”.

No período em que joguei a excelente trilogia “Mass Effect” no PS3, bateu a saudade da série, há várias homenagens nos jogos, daí busquei preencher a lacuna, mas ela não foi lançada por aqui em DVD, não estava nas plataformas de streaming, o jeito foi garimpar na internet.

Idealizada por J. Michael Straczynsky na década de 80, a proposta foi inicialmente rejeitada pelos executivos da Paramount, provavelmente porque sentiram que bateria de frente com “Jornada nas Estrelas”. O caso é que, numa jogada infelizmente comum nos bastidores da indústria, os engravatados copiaram vários elementos do conceito no que viria a se tornar “Jornada nas Estrelas – Deep Space Nine”.

As tramas inteligentes e o carisma dos personagens facilitam o processo de imersão até mesmo daqueles que não estão acostumados com o gênero, e, para os amantes da literatura, há espertas referências ao universo de “Duna”, de Frank Herbert, “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft, Isaac Asimov, Alfred Bester, Ursula K. Le Guin, George Orwell, entre outros.

Como toda space opera, “Babylon 5” parte de uma ideia geral para explorar a cada episódio subtramas envolvendo diversos núcleos, algumas histórias funcionam mais, outras menos, mas o resultado é acima da média, principalmente se compararmos com o baixíssimo nível do que é apresentado hoje em dia na TV e no cinema.

Um conselho composto por representantes das cinco grandes civilizações do espaço – A aliança da Terra, A federação Minbari, a república Centauri, o regime Narn e o império de Vorlon – trabalham com a Liga dos Mundos Não-Alinhados para manter as relações interestelares sob controle. A gigantesca estação espacial Babylon 5 é a última e melhor esperança de paz. Mas, claro, há vários interesses que dependem do caos, logo, o objetivo inicial será mantido por um punhado de indivíduos íntegros e corajosos.

No elenco, destaco Michael O’Hare (comandante Jeffrey Sinclair), Bruce Boxleitner (capitão John Sheridan), Mira Furlan (Delenn), Claudia Christian (Susan), Stephen Furst (Vir), Jerry Doyle (Garibaldi), Richard Biggs (Franklin), Andreas Katsulas (G’Kar), Peter Jurasik (Londo), Bill Mumy (Lennier) e Andrea Thompson (Talia).

  • No intuito de facilitar o seu garimpo cultural, eu selecionei os MELHORES episódios da série, que você encontra com facilidade na internet.

MENÇÕES HONROSAS:

Babylon 5: No Início (In The Beginning – 1998)

Telefilme que, apesar de ter sido lançado já com a série em andamento, pode servir como ótima introdução para quem deseja se aventurar neste universo.

Babylon 5: O Encontro (The Gathering – 1993)

Este é o telefilme piloto, ambientado aproximadamente um ano antes dos eventos exibidos no primeiro episódio oficial.

Prepare a pipoca e boa sessão! 

T01E01 – Midnight on The Firing Line

Quando os Narn atacam uma colônia Centauri, Londo e G’Kar quase entram em conflito. Enquanto isso, invasores atacam navios de transporte perto da estação.

T01E08 – And The Sky Full of Stars

Sinclair é sequestrado e interrogado por dois homens determinados a provar que traiu a Terra durante a Batalha da Linha.

T01E13 – Signs and Portents

Um nobre Centauri chega a Babylon 5 para transportar uma importante relíquia Centauri em posse de Londo de volta ao mundo natal. E um homem misterioso visita todos os embaixadores alienígenas fazendo-lhes uma pergunta incomum.

T01E18 – A Voice in The Wilderness (1 de 2)

Sinais estranhos começam a emanar de Epsilon 3, o planeta que Babylon 5 orbita. Uma nave científica é enviada para investigar, mas é atacada por um sistema de defesa do planeta. Quando uma revolta contra o governo nomeado pela Terra irrompe em Marte, Garibaldi se preocupa com uma ex-amante ali estacionada.

T01E19 – A Voice in The Wilderness (2 de 2)

A situação fica mais tensa quando um cruzador pesado da Força Terrestre chega à estação para “proteger os interesses da Terra”, e os reatores de fusão do Epsilon 3 começam a agir de forma irregular, ameaçando destruir o planeta e a Babylon 5.

T01E20 – Babylon Squared

Babylon 4 reaparece no mesmo local onde desapareceu quatro anos antes, e Sinclair e Garibaldi lideram uma expedição para evacuar sua tripulação. Enquanto isso, Delenn é convocada pelo Conselho Cinzento. Eles informam que escolheram uma nova líder: ela.

T02E09 – The Coming of Shadows

O Imperador Centauri Turhan chega a Babylon 5 para uma visita de estado, provocando um comportamento extremo de G’Kar e Londo. Garibaldi encontra um grupo chamado “os Rangers”. EPISÓDIO VENCEDOR DO PRÊMIO HUGO, O MAIS RESPEITADO NO GÊNERO SCI-FI.

T02E16 – In The Shadow of Z’ha’dum

Sheridan descobre que Morden tem uma ligação com sua falecida esposa Anna. Nightwatch, uma nova agência na Terra, está tentando recrutar novos funcionários para Babylon 5.

T03E10 – Severed Dreams

O presidente Clark tenta tomar o controle da Babylon 5 pela força, forçando Sheridan e a tripulação de comando a declarar a Babylon 5 um estado independente, rompendo com a Aliança Terrestre e pegando em armas contra o governo de Clark. Delenn confronta o Conselho Cinzento. EPISÓDIO VENCEDOR DO PRÊMIO HUGO, O MAIS RESPEITADO NO GÊNERO SCI-FI.

T03E16 – War Without End (1 de 2)

Jeffrey Sinclair retorna com uma missão vital para a sobrevivência da estação: viajar de volta no tempo para roubar Babylon 4.

T03E17 – War Without End (2 de 2)

A missão de enviar Babylon 4 para onde for necessário continua. O destino de Sinclair é revelado. Sheridan vê o que acontecerá com Centauri Prime no futuro. Zathras explica quem é o “Um”.

T03E22 – Z’ha’dum

A esposa de Sheridan, que supostamente morreu há quatro anos, tenta convencer Sheridan a vir para Z’ha’dum e conhecer seu homólogo. Londo recebe notícias importantes sobre seu futuro político. As Sombras se movem contra a própria Babylon 5.

Abertura da primeira temporada:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “O Brutalista”, de Brady Corbet

O Brutalista (The Brutalist - 2024) Arquiteto (Adrien Brody) visionário foge da Europa pós-Segunda Guerra…

6 horas ago

Dica do DTC – “Nazareno Cruz e o Lobo”, de Leonardo Favio

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 dias ago

Os 7 MELHORES filmes na carreira do diretor britânico JOHN SCHLESINGER

O conjunto de obra do saudoso diretor britânico John Schlesinger é impressionante, mas selecionei 7…

4 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

7 dias ago

Crítica de “A Garota da Agulha”, de Magnus von Horn, na MUBI

A Garota da Agulha (Pigen Med Nålen - 2024) Uma jovem (Vic Carmen Sonne) grávida…

1 semana ago

As 20 MELHORES trilhas sonoras na carreira do compositor JERRY GOLDSMITH

O saudoso norte-americano Jerry Goldsmith faz parte do panteão de deuses da composição musical cinematográfica,…

1 semana ago