Eu selecionei os melhores filmes que acabam de entrar na Netflix, para facilitar seu garimpo cultural. O primeiro da lista, em especial, merece atenção, a sensível estreia da cineasta Hikari na direção, protagonizada por Mei Kayama, um dos raros casos em que uma pessoa com deficiência física assume o controle de sua própria história no cinema. Pérola emocionante. Prepare a pipoca e boa sessão!
37 Segundos (37 Sekanzu – 2019)
Presa em um mundo de obrigações sociais e familiares, uma jovem desenhista de mangá com paralisia cerebral embarca em uma inusitada jornada em busca de liberdade pessoal. (Não é recomendado para crianças)
Mãos Talentosas: A História de Ben Carson (Gifted Hands: The Ben Carson Story – 2009)
Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. A sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.
Como Perder um Homem em 10 Dias (How to Lose a Guy in 10 Days – 2003)
Ben Barry (Matthew McConaughey) é um publicitário que faz uma grande aposta com seu chefe: caso faça com que uma mulher se apaixone por ele em 10 dias ele será o responsável por uma concorrida campanha de diamantes que pertence à empresa. A vítima escolhida por Ben é Andie Anderson (Kate Hudson), uma jornalista feminista que está desenvolvendo uma matéria sobre como perder um homem em 10 dias. Uma das melhores comédias românticas modernas.
O Estranho Noivo de Maya (Love Jacked – 2018)
Maya, tem ambições artísticas – seu pai, Ed, quer uma filha obediente para dirigir a loja da família. Levando a sua independência um passo adiante, Maya decide viajar para a África para buscar a inspiração e retorna com um noivo. Agradável surpresa, pérola escondida na Netflix.
Letra e Música (Music and Lyrics – 2007)
Alex Fletcher (Hugh Grant) é um decadente astro da música pop, que fez muito sucesso na década de 80 mas que agora apenas se apresenta no circuito nostálgico de feiras e parques de diversão. A sua salvação é Sophie Fisher (Drew Barrymore), a encarregada de cuidar das plantas de Alex, cujo jeito com as palavras serve de inspiração para Alex. Simpática comédia romântica que merece ser reavaliada.
Superman – O Retorno (Superman Returns – 2006)
Após alguns anos de um misterioso desaparecimento, Superman (Brandon Routh) retorna ao planeta Terra. Porém a situação em Metrópolis está bastante mudada desde que o Homem de Aço deixou o planeta, pois a cidade se acostumou a viver sem ele. Além disto Lois Lane (Kate Bosworth), sua grande paixão, seguiu sua vida após o sumiço do herói. Incompreendida em sua estreia, uma bela homenagem ao personagem e, principalmente, ao legado da obra clássica de Richard Donner, protagonizada por Christopher Reeve.