O mundo está abraçando um caminho tão grotesco que, sem exagero, os titereiros do caos vão tentar demonizar até mesmo a música clássica, qualquer traço de grandiosidade da raça humana será problematizado até se tornar irrelevante, substituído pela bestialização e, por conseguinte, pelo controle social orwelliano pleno de seres vazios, obedientes, logo, nunca foi tão importante celebrar os bons valores, e, principalmente, transmitir este legado precioso aos pequenos, o alvo principal neste cenário reiniciado.
Eu selecionei 11 pérolas essenciais sobre a vida dos gênios da música clássica. Prepare a pipoca e boa sessão!
Delírio de Amor (The Music Lovers – 1970)
Inseguro emocionalmente e depressivo, o professor de piano Peter Ilych Tchaikovsky (Richard Chamberlain) batalha para que sua música seja aceita.
ADQUIRA O DVD NA LOJA OFICIAL DA DISTRIBUIDORA CLASSICLINE, AQUI.
A Grande Valsa (The Great Waltz – 1938)
Esta rapsódia cinematográfica dirigida por Julian Duvivier inspirada na vida do compositor erudito Johann Strauss é um grande musical que conta uma incrível história de amor. O figurino e os cenários do filme revivem todo um espírito de uma época e conferem a ele uma fidedignidade incomparável.
ADQUIRA O DVD NA LOJA OFICIAL DA DISTRIBUIDORA CLASSICLINE AQUI.
À Noite Sonhamos (A Song to Remember – 1945)
Cinebiografia de um dos maiores gênios da música de todos os tempos: Frédéric Chopin. Depois de ser expulso da Polônia, por se recusar a tocar para o governador Czarista, Chopin e seu professor musical fogem para Paris. Pérola dirigida por Charles Vidor.
ADQUIRA O DVD NA LOJA OFICIAL DA DISTRIBUIDORA CLASSICLINE, AQUI.
Sonho de Amor (Song Without End – 1960)
O filme narra a história do pianista húngaro Franz Liszt, cujo escandaloso caso com uma condessa casada o forçou a abandonar seu público de Paris para se dedicar à vida de compositor.
ADQUIRA O DVD NA LOJA OFICIAL DA DISTRIBUIDORA CLASSICLINE, AQUI.
Amadeus (1984)
Dentro de um manicômio, Amadeus lembra os fatos de três décadas antes, quando o jovem Mozart ganhou a confiança da corte do imperador austríaco Joseph II.
Crônica de Anna Magdalena Bach (Chronik der Anna Magdalena Bach – 1968)
Entre excertos de peças musicais de Johann Sebastian Bach (Gustav Leonhardt), sua segunda esposa Anna Magdalena (Christiane Lang) descreve vários estágios da vida do marido.
Schubert – A Casa das Três Meninas (Das Dreimäderlhaus – 1958)
Viena, início do século XIX. Um grupo de artistas boêmios vive todo o glamour da capital da música mundial. Entre eles, um jovem tímido se destaca pela extraordinária musicalidade e talento: Franz Schubert. Suas geniais composições são admiradas por todos e a bela Hannerl insiste em ter aulas de piano com ele. Schubert se apaixona pela aluna, para quem compõe uma terna canção de amor. Mas ele precisará enfrentar um forte rival: o cantor Schober.
O Arco Mágico (The Magic Bow – 1946)
Cinebiografia britânica do violinista e compositor italiano Niccolò Paganini, protagonizada por Stewart Granger e dirigida por Bernard Knowles.
Giuseppe Verdi – O Rei da Melodia (Giuseppe Verdi – 1953)
Pierre Cressoy interpreta o renomado compositor italiano Giuseppe Verdi nesta cinebiografia comovente que narra sua vida tumultuada enquanto ele se esforça para ter sucesso musical.
Minha Amada Imortal (Immortal Beloved – 1994)
A história de Ludwig van Beethoven e seu doloroso sofrimento com a perda da audição. Após o falecimento do músico, em 1827, seu assistente sai em busca de uma mulher citada como amada imortal nas cartas de amor de Beethoven.
Sonata de Amor (Song of Love – 1947)
Pérola dirigida por Clarence Brown. A devotada esposa e mãe, Clara (Katharine Hepburn) abdica de sua carreira como pianista e dedica-se integralmente ao brilhante, porém sem sucesso, compositor Robert Schumann (Paul Heinreid) e a seus sete filhos. Robert leciona música para sustentar a família e, entre seus alunos, está Johannes Brahms (Robert Walker), um dedicado amante da música com um futuro glorioso.