O saudoso italiano Nino Rota (Giovanni Rota Rinaldi) faz parte do panteão de deuses da composição musical cinematográfica, seu nome se tornou sinônimo de qualidade, a sua popularidade até mesmo fora da bolha cinéfila é tremenda, mas existem muitos tesouros que merecem ser garimpados em sua carreira.
Eu selecionei 10 pérolas de seu repertório que evidenciam o brilhantismo com que captava a essência dos argumentos, a sua forte assinatura, além de sua incrível versatilidade.
Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.
O Poderoso Chefão (The Godfather – 1972)
Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.
Waterloo (1970)
Napoleão retorna do exílio para a alegria de seus compatriotas franceses e reúne um exército para conquistar a Europa. Wellington lidera as forças aliadas para combater os franceses, com os exércitos finalmente se encontrando em Waterloo, na Bélgica.
Oito e Meio (8½ – 1963)
O diretor de cinema Guido Anselmi está prestes a rodar sua próxima obra, mas está sem ideias para o filme. Pressionado por todos, ele passa a trabalhar tanto que não consegue mais distinguir a realidade da fantasia.
Abismo de Um Sonho (Lo Sceicco Bianco – 1952)
Um casal recém-casado chega a Roma para a lua-de-mel. O marido, Ivan, tem um tio muito influente na cidade, e conseguiu para os dois uma audiência com o Papa, além de ter vários planos turísticos programados. Porém, sua jovem esposa aproveita um momento de descanso para ir a uma produtora de fotonovelas entregar um presente para seu herói predileto, o Sheik Branco, que então a convida para ir ao set de filmagens, fora da cidade.
Romeu e Julieta (Romeo and Juliet – 1968)
Na cidade italiana de Verona, as famílias Montecchio e Capuleto brigam eternamente. Quando Romeu, um belo jovem Montecchio, vai a um baile dos Capuletos, se apaixona pela bela Julieta, uma Capuleto. Após um breve namoro, os dois fogem, criando maiores tensões entre as famílias.
O Leopardo (Il Gattopardo – 1963)
Durante o conturbado processo de unificação italiana na Sicília, o príncipe Don Fabrizio passa a simpatizar com os ideais socialistas, mas não gosta da ideia de perder seu prestígio e privilégios.
O Poderoso Chefão 2 (The Godfather Part 2 – 1974)
Depois da máfia matar sua família, o jovem Vito foge da sua cidade na Sicília e vai para os Estados Unidos. Lá, ele assassina Black Hand Fanucci, que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci, o poder de Vito cresce, mas sua família é o que mais importa para ele. Morando agora no Lago Tahoe, Michael planeja fazer incursões em Las Vegas e Havana com negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth estão tentando matá-lo.
Morte Sobre o Nilo (Death on The Nile – 1978)
Em um cruzeiro pelo Nilo, uma rica herdeira é eliminada. Por coincidência, quase todos os passageiros têm motivos diversos para o crime. Enquanto no próprio navio as investigações têm início, novas mortes acontecem com o intuito de encobrir a verdade.
Amarcord (1973)
Em uma cidade italiana, o jovem Titta (Bruno Zanin) está sempre aprontando com seus amigos e observa várias personalidades excêntricas locais que se comportam de forma absurda. Em constante conflito com seu pai severo (Armando Brancia) e sempre defendido por sua adorada mãe (Pupella Maggio), Titta é testemunha das ações de personagens variados.
A Estrada da Vida (La Strada – 1954)
Gelsomina é vendida por sua mãe para um lutador exibicionista e passa a acompanhá-lo em suas viagens como sua ajudante. A moça é amada e maltratada pelo homem bruto em uma relação conturbada, que reflete a sua própria vida.