David Wark Griffith é um dos nomes mais importantes na formação do cinema, a sua contribuição para a evolução narrativa desta arte é incomensurável.
Ele é responsável por longas imprescindíveis como “O Nascimento de Uma Nação” (1915), “Intolerância” (1916), “Lírio Partido” (1919), “Abraham Lincoln” (1930), “Vida Não é Maravilhosa?” (1924), “Órfãs da Tempestade” (1921) e “Horizonte Sombrio” (1920), mas poucos comentam os seus curtas, uma injustiça que pretendo desfazer neste texto.
Eu selecionei 5 títulos que considero brilhantes, histórias que foram acariciadas pelo teste do tempo e que demonstram a sensibilidade artística do homenageado.
Eu facilitei o seu garimpo cultural inserindo os links para as obras no Youtube, verdadeiros tesouros que não podem ser mantidos empoeirados nas estantes da memória.
Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.
A Corner in Wheat (1909)
Um magnata ganancioso decide, por capricho, monopolizar o mercado mundial de trigo, o que duplica o preço do pão, forçando os produtores do grão a recorrer à caridade e a mergulhar ainda mais na pobreza.
The Country Doctor (1909)
Enquanto cuidava de sua filha doente, um médico é chamado ao leito de um vizinho. Ele encontra o vizinho gravemente doente e ignora os apelos de sua esposa para voltar para casa e cuidar de sua própria filha, que piorou.
The Unchanging Sea (1910)
Nesta história ambientada em uma vila de pescadores à beira-mar e inspirada em um poema de Charles Kingsley, a vida feliz de um jovem casal é alterada por um acidente. O marido, embora salvo de um afogamento, perde a memória. Uma criança está a caminho, e logo uma filha nasce de sua esposa. Observamos a passagem do tempo, à medida que sua filha amadurece e sua esposa envelhece.
Enoch Arden (1911)
Baseado no poema de Alfred Lord Tennyson, o filme conta a história de um pescador que se casa com Annie Lee. Ele passa a ser um marinheiro para sustentar a família, mas seu navio naufraga numa tempestade e a mulher aguarda seu retorno em vão.
The Musketeers of Pig Alley (1912)
Uma terna jovem e seu marido músico tentam ganhar a vida nas ruas mais pobres da cidade de Nova York, mas se veem no fogo cruzado da violência de gangues.