Se você estuda psicologia, mesmo que de maneira informal, estes cinco filmes propõem debates muito interessantes sobre o comportamento humano. Para facilitar seu garimpo cultural, selecionei títulos que estão no catálogo da Netflix. Boa sessão!
El Bosque de Karadima (2015)
Baseado em história real. Fernando Karadima, pároco e líder da igreja mais poderosa da classe alta chilena, entre os anos 80 e os anos 2000, considerado um “santo” na vida. Thomas, um adolescente em busca de sua vocação, encontrará no sacerdote seu diretor espiritual. Durante 20 anos, o rapaz irá gradualmente experimentar o abuso físico e psicológico do padre, até que ele decida falar e confrontar as cruéis redes de poder que protegem o sacerdote. Imperdível!
The Monster of Mangatiti (2015)
Ao 19 anos de idade, Heather Walsh aceita um emprego em uma fazenda no Vale do Mangatiti, ela não imagina que o paraíso vai se tornar um pesadelo. Esta história real aborda a terrível provação da jovem. Filme forte, pode chocar boa parte do público.
Instinto (Instinct – 1999)
Em uma de suas viagens o Dr. Ethan Powell (Anthony Hopkins), um famoso antropologista, desaparece. Ele é encontrado em Ruanda dois anos depois, mas antes de ser detido ele mata três homens e fere dois. Após algum tempo o governo americano consegue sua custódia e ele passa a ser analisado pelo Dr. Theo Calder (Cuba Gooding Jr.), um psiquiatra que considera este caso uma oportunidade rara. Mas por algum motivo o Dr. Powell não fala uma única palavra, mas aos poucos esta barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que muitos consideram louco.
Take Me (2017)
Um empreendedor se especializa em abduções simuladas. Ele tem uma chance quando um cliente misterioso o contrata para um sequestro de fim de semana, com um belo pagamento no final. Mas o trabalho não é tudo o que parece. Pérola trabalhada no diapasão da comédia, mas que aborda temas psicologicamente interessantes.
Lavender (2016)
Quando Jane, uma fotógrafa, sofre de perda de memória depois de um traumático acidente de carro, estranhas pistas expostas em suas fotos sugerem que ela pode ser a responsável pela morte da família que ela nunca soube que teve.