A Prova (The Norliss Tapes – 1973)
Um repórter investigativo (Roy Thinnes) faz contato com um artista que fez um pacto para voltar depois de sua morte para esculpir uma estátua de um demônio usando sangue humano e argila. Quando o demônio for despertado, ele receberá a imortalidade.
Pensado inicialmente como o piloto para uma série, este telefilme acima da média garante alguns bons momentos apavorantes.
O diretor Dan Curtis estava produzindo as duas aventuras televisivas de Kolchak (“The Night Stalker” e “The Night Strangler”), personagem que no ano seguinte estrearia uma importante série, “Kolchak e os Demônios da Noite”, que serviria de inspiração para “Arquivo X”, logo, o sobrenatural era a sua zona de conforto criativa, ele também foi o idealizador da cultuada série “Dark Shadows” (1966-1971).
Baseado em uma história de Fred Mustard Stewart, o responsável pelo livro que originou “Balada Para Satã” (1971), “The Norliss Tapes” tem a mesma temática ocultista de Kolchak, com uma forte pegada lovecraftiana, uma aura sombria que envelheceu muito bem.