A grande novidade do mês é a entrada da Amazon Prime no Brasil, com preço de assinatura MUITO acessível, R$ 9,90 (por mês), com 30 dias GRÁTIS. Como já é tradição no site, eu facilito o seu garimpo buscando no catálogo os melhores filmes e séries. Desta feita, o objetivo é mostrar que vale a pena apostar nesta nova opção de streaming, focando em títulos que você SÓ encontra lá.
E, antes de começar, um pedido importante. Ajude o Devo Tudo ao Cinema a continuar existindo em apoia.se/devotudoaocinema. Não há valor mínimo, toda contribuição é muito bem-vinda.
FILMES:
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind – 2004)
Após o fim de um relacionamento, um casal tenta apagar as más recordações através de uma nova técnica de lavagem cerebral que fará com que, literalmente, se esqueçam um do outro. Porém, a meio do procedimento, as coisas acabam por se complicar.
Bagdad Café (Out of Rosenheim – 1987)
Numa estrada localizada no meio do deserto de Mojave, entre Las Vegas e a Disneylândia, encontra-se um lugar estranho chamado Bagdad Café, misto de lanchonete e hospedaria. É lá que vai parar a alemã Jasmin, depois de discutir com o marido. Inicialmente, ela desperta suspeitas na dona do local, a geniosa Brenda. Mas, aos poucos, vai conquistando a simpatia dos clientes e dos hóspedes do Bagdad Café, como Debby, misteriosa mulher que faz tatuagens, e Rudy Cox, ex-ator de Hollywood e pintor em crise. Com o tempo, Jasmin transforma o Bagdad Café num lugar mágico, onde cada um pode ser feliz à sua maneira.
Extraordinário (Wonder – 2017)
Inspirado no best-seller do The New York Times, “Extraordinário” conta a inspiradora e emocionante história de August Pullman. Com deficiência facial, que, até agora, o impediram de ir a uma escola convencional, Auggie se torna o mais improvável dos heróis quando ele ingressa na 5ª série de uma escola comum.
O Rei da Comédia (The King of Comedy – 1982)
Um dia, enquanto está a caminho do estúdio, algo engraçado acontece com o anfitrião de TV Jerry Langford (Jerry Lewis): ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pupkin (De Niro) e por sua tresloucada amiga. Langford é então forçado a dar uma chance a Pupkin permitindo que ele apresente seu número no show. O que se segue é uma história incrivelmente engraçada e introspectiva sobre o lado negro da comédia.
Jornada nas Estrelas 4 – A Volta Para Casa (Star Trek 4 – The Voyage Home – 1986)
Estamos no século XXIII e uma força alienígena está evaporando os oceanos. Para salvar a humanidade, Kirk e sua tripulação devem viajar de volta no tempo para o ano de 1986, onde eles descobrem um mundo de punks, pizza e ônibus sem troco que é tão estranho quanto qualquer coisa que já viram na vida. O filme mais querido da saga está no catálogo da Amazon Prime junto com todos os outros da franquia, com exceção do segundo, “A Ira de Khan”.
A Sala de Música (Jalsaghar – 1958)
Clássico do indiano Satyajit Ray. O último representante de uma alta casta insiste em manter o padrão de vida de seus antepassados, mesmo vivendo uma situação cada vez mais difícil. Uma das coisas da qual não abre mão é a enorme sala de música de sua mansão. O seu amor à música e seus atos acabam levando sua família à ruína.
O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby – 1968)
Rosemary e seu marido se mudam para um novo apartamento em Nova Iorque, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos estranhos de agir; eles logo invadem a privacidade de Rosemary, de forma que começa a incomodá-la. Há algo por trás disso tudo e Rosemary, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.
Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre mi Madre – 1999)
No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça Um bonde chamado desejo, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.
Brazil (1985)
Obra-prima distópica de Terry Gilliam. Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo a permanência na prisão. Neste mundo opressivo Sam acaba se apaixonando por Jill (Kim Greist), uma terrorista.
Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments – 1956)
Clássico imortal protagonizado por Charlton Heston. Filmado no Egito e no Monte Sinai, e com um dos maiores cenários jamais construídos para um filme, este épico conta a história de Moisés, que abandona uma vida cheia de privilégios para liderar o seu povo até à liberdade.
Apollo 13 (1995)
Só tinha passado um ano desde que o Homem pisara a lua pela primeira vez e segundo a opinião pública, a Apollo 13 ia ser uma missão de rotina… até que estas palavras chegaram da imensidão do espaço: “Houston, temos um problema”. Suspensos a mais de 350.000 mil quilômetros da Terra numa nave avariada, três astronautas vêem-se imersos numa desesperada batalha pela sobrevivência. Enquanto isso, no Centro de Controle, todos tentam trazê-los de volta, lutando contra o tempo.
Clube da Luta (Fight Club – 1999)
Um explosivo sofredor de insônia (Edward Norton) e um carismático vendedor de sabonete (Brad Pitt) transformam agressão primitiva em uma chocante forma de terapia. Prepare-se para o impacto!
Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest – 1975)
Randle McMurphy (Jack Nicholson) é um malandro que após ser preso, se faz de louco para ir para um hospital psiquiátrico e esquivar-se a uma pena de trabalhos forçados. Lá, começa a influenciar outros internos, e a sofrer a oposição da rígida enfermeira-chefe Mildred Ratched. Com forte poder persuasivo, McMurphy instaura uma reviravolta na clínica, não sabendo ele o que isto lhe pode custar.
Relatos Selvagens (Relatos salvajes – 2014)
Seis contos de vingança apocalíptica. A desigualdade, a injustiça e as exigências do mundo em que vivemos fazem com que muitas pessoas fiquem estressadas ou deprimidas. Alguns explodem. Este é um filme sobre elas. Vulnerável a uma realidade que de repente se altera e se torna imprevisível, os protagonistas dessas histórias malucas cruzam a fina linha que separa a civilização da barbárie. A traição amorosa, o retorno de um passado reprimido, ou a violência contida num detalhe cotidiano, surgem para impulsionar a loucura de perder a paciência, o inegável prazer de perder o controle.
Nashville (1975)
Nashville é o palco de vários acontecimentos conturbados durante a Guerra do Vietnã. Além da contestação política internacional, ainda se inclui os movimentos hippies e os assassinatos políticos que abalaram os Estados Unidos. Dirigido por Robert Altman. Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, foi indicado a outras quatro categorias, incluindo Melhor Filme.
Trainspotting – Sem Limites (Trainspotting – 1996)
Uma jornada selvagem ao obscuro submundo das drogas de Edimburgo. Em foco, temos Mark Renton (Ewan McGregor) e sua tentativa de abandonar o vício da heroína e como isso afeta suas relações com sua família e seus amigos, o demente Sick Boy (Johnny Lee Miller), o sombrio Spud (Ewen Bremmer), o maluco Begbie (Robert Carlyle), a namorada Diane (Kelly MacDonald) de apenas 14 anos e o “atleta” Tommy (Kevin McKidd) que nunca tocou em drogas, mas tem uma enorme curiosidade em conhecer.
Hereditário (Hereditary – 2018)
Quando Ellen, a matriarca da família Graham, morre, a família da sua filha começa a desvendar segredos enigmáticos e aterradores sobre os seus antepassados. Quanto mais descobrem, mais se veem emaranhados no sinistro destino que herdaram. Uma tragédia familiar torna-se assim em algo sinistro e profundamente desconcertante, levando o gênero do terror a novos patamares com esta história sobre o pesadelo de heranças familiares.
Forrest Gump – O Contador de Histórias (Forrest Gump – 1994)
Tom Hanks realiza uma atuação surpreendente como Forrest, um homem comum cuja inocência acaba representando uma geração.
SÉRIES:
Resgate a sua infância revendo as séries japonesas “National Kid“, “O Fantástico Jaspion“, “Jiraiya – O Incrível Ninja“, “Comando Estelar Flashman“, “Jiban – O Policial de Aço” e “Esquadrão Relâmpago Changeman“.
“Married… With Children”, também conhecida no Brasil como “Um Amor de Família”, é a minha sitcom favorita, um conceito ousado que chocou a televisão norte-americana, ofendeu críticos, abalando as estruturas do politicamente correto, e que segue eficiente, charmosa, passando gloriosamente no árduo teste do tempo. Eu postei recentemente uma lista com os 36 melhores episódios.
Hoje em dia é comum ler nos sites de cultura pop que “Smallville – As Aventuras do Superboy” foi pioneira, que carregou sozinha nas costas durante uma década o subgênero de super-heróis na televisão, antes disto virar moda e suprir diariamente a demanda destes próprios sites. A verdade é que, enquanto ela estava no ar, eu fui um dos poucos críticos que defendi os seus méritos. Eu publiquei no site um texto especial sobre a série.
“Seinfeld” foi uma das mais populares e premiadas sitcoms dos Estados Unidos, se tornando um verdadeiro fenômeno na década de 90. Em breve, um texto especial sobre a série no site.
A série “Taken”, produzida por Steven Spielberg, conta uma história que cruza o tempo, abrangendo 5 décadas e 4 gerações, tendo como centro três famílias: os Keys, os Crawfords, e os Clarkes. O veterano da Segunda Guerra Mundial Russell Keys é atormentado por pesadelos de sua abdução por extraterrestres durante a guerra; o incidente Roswell transforma Owen Crawford de um ambicioso capitão da força aérea para um conspirador secreto e sem escrúpulos do governo; Sally Clarke, infeliz no casamento, é engravidada por um visitante alien. À medida em que passam as décadas, os herdeiros de cada um são afetados pelas maquinações dos alienígenas, culminando com o nascimento de Allie Keys, que é o produto final da “experiência” alienígena e carrega as chaves para o futuro.
Situado em uma casa de campo inglesa em 1912, “Downton Abbey” retrata a vida da família Crawley e os empregados que trabalham para eles.
“Os Vingadores” é uma clássica série inglesa, protagonizada por Patrick Macnee e Diana Rigg. John Steed (Patrick Macnee) é um excêntrico espião britânico que embarca em uma perigosa missão ao lado de David Keel (Ian Hendry) a fim de vingar o assassinato da esposa de Keel. Tempos depois, chegou a vez de Steed se unir a parceiras revolucionárias e muito à frente de seu tempo para desvendar intrigantes casos.
“Mr. Robot” é uma das melhores séries dos últimos anos. Elliot é um jovem programador que sofre de uma desordem que o torna anti-social. Acreditando que a única forma de se conectar com as pessoas é hackeando suas vidas, ele alia seu conhecimento à uma empresa de segurança online para proteger aqueles que ele ama daqueles que tentam, de alguma forma, prejudicá-los. Suas atividades chamam a atenção de Mr. Robot, um misterioso anarquista que convida Elliot a fazer parte de uma organização que atua na ilegalidade com o objetivo de derrubar as corporações americanas. Entre a empresa e a organização secreta, Elliot vai precisar decidir quem ele realmente quer ser.
“Supernatural” segue com uma base forte de fãs, já em sua décima quinta temporada. Desde que era pequeno, Sam Winchester (Jared Padalecki) tentava escapar do próprio passado. Após a misteriosa morte de Mary (Samantha Smith), o pai de Sam passou a procurar vingança contra as forças do mal que mataram a esposa, destruindo qualquer ser maligno que cruze o seu caminho. Ao contrário de Sam, Dean (Jensen Ackles), irmão mais velho, sempre quis seguir os passos do pai. Sam está determinado a se livrar do “negócio da família”, mas sua vida está prestes a tomar os rumos que ele não desejava, quando ele fica sem escolhas a não ser unir-se ao irmão.
Espetacular!! E o preço está imperdível.