Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air – 1990 a 1996)
A vida na mansão da poderosa família Banks vira de cabeça para baixo quando Will, um parente malandro da Filadélfia, vai morar com eles na mansão de Bel-Air.
A nostalgia bate forte quando penso nesta série, que conheci na adolescência, nos primeiros anos da TV a cabo, aquela época maravilhosa em que virou moda o brasileiro se considerar intelectualizado por acompanhar a vida dos animais selvagens no Discovery Channel. “The Fresh Prince of Bel-Air” passava na Warner, que era uma espécie de SBT, primava pelo conteúdo simpático, agradável e popular, logo, marcava presença em todas as casas, mas não era citada nunca nas rodinhas dos pseudointelectuais.
O coração do projeto, o rapper Will Smith, sem experiência como ator, transbordava carisma e naturalidade. A sua dedicação era inspiradora, ele memorizava o roteiro, inclusive as falas de seus colegas, ele agarrou com unhas e dentes aquela oportunidade profissional, e, com sua entrega, emocionava todos em cena. Não demoraria para que a indústria cinematográfica enxergasse no jovem o tremendo potencial que, alguns anos depois, conquistaria o mundo inteiro. No episódio “Papa’s Got A Brand New Excuse”, aquele que lida com a ausência paterna na vida do garoto, Will se envolveu tanto que improvisou o seu monólogo final, um texto tão visceral, genuíno, que comoveu seu colega, James Avery, o Tio Phil, resultando em um abraço que também não estava no roteiro.
O sucesso e, mais que isto, a incrível resistência ao árduo teste do tempo, deve-se também à química perfeita do grupo, o elegante mordomo Geoffrey (Joseph Marcell), a pequena Ashley (Tatyana Ali), a fútil Hilary (Karyn Parsons), o mimado Carlton (Alfonso Ribeiro) e os tios Vivian (Janet Hubert, substituída na quarta temporada por Daphne Maxwell Reid) e Phil (Avery). Um elemento inesquecível é o melhor amigo de Will, o DJ Jazz (Jazzy Jeff), parceiro musical na vida real, que invariavelmente causava confusão e era literalmente chutado para fora da mansão.
O projeto essencialmente subversivo que encantou o produtor musical Quincy Jones, baseado livremente na vida do empresário Benny Medina, criado por Andy e Susan Borowitz, foi muito além do que as convenções das sitcoms permitiam, tocando em temas espinhosos, como psicotrópicos, racismo institucionalizado e violência urbana. Vale destacar o desenvolvimento narrativo, sempre emoldurado por um humor ágil, conseguindo transformar o protagonista, inicialmente uma figura símbolo do caos, o rebelde desrespeitoso, em um jovem adulto amadurecido, agregando camadas à usual caricatura dos rappers.
Facilitando seu garimpo e valorizando seu tempo, eu selecionei cuidadosamente os 30 melhores episódios. Boa sessão!
PRIMEIRA TEMPORADA:
Episódio 1 – The Fresh Prince Project
Quando Will se muda das ruas da Filadélfia para a mansão de seus parentes ricos no luxuoso bairro de Bel-Air, todo mundo precisa fazer grandes mudanças.
Episódio 2 – Bang the Drum, Ashley
O pai de Ashley quer que ela continue nas aulas de violino, mas Will tem outra ideia.
Episódio 6 – Mistaken Identity
Will e Carlton são presos e acusados de roubar automóveis.
Episódio 11 – Courting Disaster
Will deixa o sucesso subir à cabeça quando vira estrela do time de basquete da escola.
Episódio 13 – Knowledge is Power
Ao saberem que Hilary abandonou a escola sem avisar os pais, Will e Carlton usam a informação para fazê-la aceitar as suas ordens.
Episódio 19 – It Had to Be You
Como um favor, Will sai com a bela irmã de Jazz, que é muito metida.
Episódio 22 – Banks Shot
Quando Will cai no conto do vigário em um salão de bilhar e quase perde o Mercedes da família, ele terá que pedir ajuda ao tio Philip.
Episódio 23 – 72 Hours
Decidido a provar que é igual ao primo, Carlton aceita o desafio de Will e tem de passar dois dias em um bairro violento de Los Angeles.
SEGUNDA TEMPORADA:
Episódio 1 – Did the Earth Move for You?
Depois de um terremoto, coisas estranhas começam a acontecer nos relacionamentos da família de Will.
Episódio 3 – Will Gets a Job
Will acha que a vida em Bel-Air o deixou preguiçoso e decide arranjar um emprego para se sustentar.
Episódio 7 – The Bif Four-Oh
Quando Vivian comemora seu aniversário de 40 anos, ela fica obcecada em conquistar o sonho de sua vida de se tornar uma dançarina profissional.
Episódio 8 – She ain’t Heavy
Will conhece uma garota de quem gosta muito, mas teme sair com ela por achar que seus amigos iriam debochar dele por ela ser gordinha demais.
Episódio 11 – The Butler Dit It
Com os adultos em viagem, Will e as crianças da família Banks alugam a casa para a produção de um clipe musical.
Episódio 24 – Strip-Tease for Two
Desesperados para arrecadar dinheiro, Will e Carlton se apresentam como dançarinos exóticos em uma festa, sem saber que Vivian e Hilary estão presentes.
TERCEIRA TEMPORADA:
Episódio 8 – Boyz in the Woods
Quando Philip leva Carlton e Will para acampar, o trio inexperiente fica preso numa caverna na montanha durante uma tempestade de neve.
Episódio 10 – Asses to Ashes
Um juiz senil e incompetente calunia Philip para vencê-lo em uma eleição. Mas, quando ele falece durante a festa da vitória, Philip deve fazer a homenagem póstuma.
Episódio 14 – Winner Takes Off
Geoffrey se humilha ao insultar a família Banks e se demitindo, depois que Will e Carlton o fazem pensar que ele ganhou na loteria.
Episódio 18 – The Alma Matter
Deprimido por ter arruinado suas chances de frequentar a Universidade de Princeton, Carlton recebe a visita de seu anjo da guarda, o cantor Tom Jones.
Episódio 19 – Just Say Yo
Na festa de formatura da escola, Will dá a Carlton uma dose excessiva de um psicotrópico ilegal.
Episódio 24 – Six Degrees of Graduation
Para se formar, Will deve fazer uma aula de apreciação musical com várias crianças precoces como colegas de classe.
QUARTA TEMPORADA:
Episódio 6 – Will Goes a Courtin’
Will se recusa a pagar o aluguel a Philip, a menos que Philip conserte o ar-condicionado da sua casa de hóspedes. Eles levam o caso ao tribunal.
Episódio 8 – Blood is Thicker than Mud
Will e Carlton recebem tarefas humilhantes como parte do processo de iniciação de uma fraternidade universitária.
Episódio 10 – Home is Where the Heart Attack Is
Enquanto batalha para perder peso, Philip suborna Will para ir comprar um hambúrguer e acaba sofrendo um infarto ao comer o sanduíche.
Episódio 24 – Papas Got a Brand New Excuse
Will se reencontra com seu pai, mas Philip e Vivian não o perdoam por ter abandonado Will e a mãe dele 14 anos atrás.
Episódio 26 – The Philadelphia Story
A família Banks descobre um segredo surpreendente sobre a reputação de Will no bairro onde ele cresceu.
QUINTA TEMPORADA:
Episódio 15 – Bullets over Bel-Air
Quando Carlton e Will são assaltados, Carlton fica abalado e pensa em comprar uma arma para proteção.
SEXTA TEMPORADA:
Episódio 8 – Viva Lost Wages
Will e Carlton viajam para Las Vegas para comemorar o aniversário de 21 anos de Carlton, e um deles se torna obsessivo em jogo.
Episódio 22 – Eye Tooth
William Shatner concorda em participar do programa de Hilary, até que Will e Carlton quase estragam tudo. Ashley quer se mudar para Nova York.
Episódio 23 – I, Done (part 1)
Os filhos dos Banks se preparam para sair de casa, e Will percebe que não tem planos para o futuro. Phil anuncia que pretende vender a casa.
Episódio 24 – I, Done (part 2)
No emocionante último episódio da série, os Banks se preparam para se mudar da Califórnia e Will lamenta ser deixado para trás.