Gato Negro (Gatto Nero – 1981)
Os moradores de um vilarejo inglês começam a morrer numa série de “acidentes” horríveis, enquanto um inspetor da Scotland Yard chega para iniciar as investigações. Mas, quando as suspeitas caem sob um médium local, que grava conversa com os mortos, as misteriosas mortes tomam um rumo inesperado.
Um projeto despretensioso feito como um favor de Lucio Fulci ao produtor Giulio Sbarigi, com fantásticas cenas de gore envolvendo chamas e objetos pontiagudos, abusando dos seus característicos planos de detalhe nos olhos, mas com um cuidado maior na construção de clima em um cenário bucólico inglês, resultando em um verniz mais elegante do que o diretor costumava apresentar à época.
A trilha de Pino Donaggio ajuda a reforçar o tom sobrenatural e a tristeza da sina de um amaldiçoado, preenchendo as lacunas usuais dos roteiros de seus filmes. O conto é o mais famoso de Edgar Allan Poe, tem um final inesquecível e já foi inspiração para vários projetos, como “No Quarto Escuro de Satã”, de Sergio Martino, até Mario Bava bebeu desta fonte em seu “Schock”.
Vale comparar a versão de Fulci com a comandada por Dario Argento em “Dois Olhos Satânicos”.
- Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.