No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Medidas Extremas (Extreme Measures – 1996)

Dr. Guy Luthan (Hugh Grant) trata de um morador de rua com estranhos sintomas, até que uma dia o paciente desaparece, juntamente com todos os arquivos que contém suas informações. O médico decide investigar o caso e se vê envolvido em uma conspiração que colocará sua vida em risco.

Eu me recordo que na época do lançamento esta pérola foi pouco aplaudida, nunca recebeu muita atenção, você não encontra hoje nas plataformas de streaming, leia-se, ela existe apenas em mídia física, e, claro, na internet. A tendência é que tramas assim sejam eventualmente canceladas, elas questionam o sistema, algo muito perigoso neste mundo reiniciado.

O seu tema é espinhoso, corajoso, abordando a questão da criminosa falta de ética da indústria farmacêutica e da medicina em geral, algo que eu considerava na pré-adolescência pura fantasia conspiratória. Sim, já fui ingênuo, não imaginei que o juramento de Hipócrates seria tão monstruosamente desrespeitado, eu cheguei a considerar a área médica a mais nobre, apesar de ter devorado ao longo da vida vários livros do Robin Cook, mas o duro aprendizado dos últimos três anos tornou a revisão da obra, para a preparação deste texto, uma experiência completamente diferente, ainda mais perturbadora.

O roteiro de Tony Gilroy adapta o livro homônimo de Michael Palmer, com a direção sempre firme do saudoso Michael Apted garantindo o senso crescente de tensão. O vilão, vivido pelo grande Gene Hackman, um vaidoso pesquisador médico que comanda uma fundação que manipula o jogo político e as autoridades policiais, vai encontrar em seu caminho um jovem (Grant) que ainda não descobriu como são as engrenagens sujas do ramo em que decidiu atuar por vocação.

  • Você encontra o filme facilmente garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui