Tirando o Pé da Lama (Earthworm Tractors – 1936)
O trapalhão, mas perpetuamente otimista, Alexander Botts (Joe E. Brown) é incitado por sua namorada Sally (Carol Hughes) a fazer grandes coisas, então ele escreve uma carta para a Earthworm Tractor Company e é contratado como vendedor, apesar de não saber nada sobre tratores.
Os cinéfilos mais dedicados lembram de Joe E. Brown como o milionário apaixonado de “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), de Billy Wilder, aquele que defende ao final que “ninguém é perfeito”, uma das cenas mais brilhantes desta pérola, mas somente aqueles cinéfilos muito dedicados, verdadeiramente apaixonados, sabem que seus melhores trabalhos foram lançados nas décadas de 30 e 40. O público geral de hoje, infelizmente, desconhece a existência deste comediante que lotava as salas de cinema em sua época.
Na seara da comédia, dentre aqueles títulos que você pode encontrar com facilidade na internet, o seu talento se destaca em “Fit for a King” (1937), “Elmer, The Great” (1933) e “Riding on Air” (1937). Eu indico que procurem também “Painted Faces” (1929), instigante pré-code em que ele atua fora de sua zona de conforto, um trabalho que vai agradar aqueles que, como eu, amam o clássico “12 Homens e Uma Sentença” (1957), de Sidney Lumet.
O meu filme favorito da fase inicial de sua carreira é “Tirando o Pé da Lama”, dirigido por Ray Enright, que conta no elenco com o grande Guy Kibbee e a bela June Travis. O roteiro é uma desculpa elegante para uma série de situações hilárias envolvendo a patética autoconfiança do protagonista, que consegue destruir todas as oportunidades de se provar competente.
O segredo de seu carisma, simbolizado no tradicional sorriso elástico, está na forma como ele demonstra não se importar, apesar de saber que perdeu totalmente o controle da tarefa, uma atitude inspiradora, principalmente levando em consideração o contexto social norte-americano da época, a Grande Depressão.
- Você encontra o filme com facilidade no Youtube.
Episódio de “This is Your Life” (esta é a sua vida) com Joe E. Brown, transmitido em 1954: