No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Os Abutres Vão Cavar Sua Sepultura (Los Buitres Cavarán tu Fosa – 1971)
O banditismo está se tornando incontrolável logo após a Guerra Civil Americana, a empresa de transporte Wells Fargo contrata então alguns pistoleiros para se protegerem contra as incursões cada vez mais frequentes. Um destes homens, Jeff Sullivan (Craig Hill), busca punir os bandidos da gangue de Glenn Kovak (Frank Braña) que eliminaram tempos atrás a sua esposa.
O motivo que me fez buscar esta pérola na internet foi descobrir que havia sido roteirizada pelo grande Lou Carrigan, pseudônimo do prolífico autor espanhol Antonio Miguel de los Ángeles Custodios Vera Ramírez, fortemente influenciado por “O Dia da Desforra”, de Sergio Sollima. Eu cresci devorando os bolsilivros de faroeste e de espionagem que adquiria por valores irrisórios nas bancas de jornais, boa parte deles escritos por Lou, tesouros que guardo com carinho na minha coleção.
O nível de violência é baixo nos dois primeiros atos, uma opção inesperada e inteligente que privilegia a construção de clima, uma atmosfera constante de perigo, potencializando o impacto sensorial do desfecho, quando o vilão finalmente se revela. Vale destacar a ótima trilha sonora composta por Bruno Nicolai, uma joia infelizmente esquecida até mesmo pelos fãs mais dedicados do gênero.
O filme, com sua estrutura narrativa tradicional e algumas cenas especialmente brutais, foi lançado no período em que o spaghetti western já estava sendo dominado pelos esforços cômicos de desconstrução, talvez isto explique porque não chamou muita atenção.
- Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.
Trilha sonora composta por Bruno Nicolai: