No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Um Plano Simples (A Simple Plan – 1998)
Três homens (Bill Paxton, Billy Bob Thornton e Brent Briscoe) descobrem um avião enterrado na neve e encontram milhões de dólares dentro da aeronave. O plano é simples: guardar o dinheiro em silêncio e mudar de vida. Mas nem tudo sai como o planejado.
O diretor Sam Raimi é reconhecido pela garotada de hoje por sua trilogia do “Homem-Aranha”, mas ele também presenteou o mundo com pérolas como a trilogia “Evil Dead” e “Darkman – Vingança Sem Rosto”. “Um Plano Simples” é quase sempre esquecido, já que não exibe tanto a sua característica assinatura visual, mas considero o seu trabalho mais competente, adulto, um thriller visceral, com roteiro de Scott Smith, adaptando seu próprio livro homônimo.
Olhos atentos perceberão vários erros de continuidade, mas o que importa é que a esperta trama mantém o público tenso do início ao fim, não apenas pelas reviravoltas constantes, mas também pela forma como desenvolve os personagens, enfatizando sempre a questão da insatisfatível ganância e de como o julgamento moral pode ser elástico.
A obra, eclipsada à época do lançamento pelas comparações estéticas com “Fargo”, dos irmãos Coen, merece ser urgentemente redescoberta.
- Você encontra o filme em VHS, DVD e no Youtube.