No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Contrastes Humanos (Sullivan’s Travels – 1941)

O protagonista, vivido por Joel McCrea, é um diretor de cinema (alter ego do próprio Preston Sturges) que abastece a indústria com filmes ingênuos de comédia e alegres musicais, retratando uma realidade muito diferente da vivida pelo povo de seu país, massacrado pela Grande Depressão.

Decidido a fazer algo de útil pela sua sociedade, ele investe enorme dedicação em um novo projeto dramático, em que irá retratar a miséria e a cruel vida real. Como forma de compreender melhor este universo, decide vestir-se de morador de rua e conviver com os marginalizados. Uma jovem atriz, vivida pela bela Veronica Lake, acaba se juntando a ele em sua aventura.

Não demora muito para que ele perceba a importância do escapismo como meio saudável de sobrepujar situações difíceis. O conceito é inteligentemente representado na bela cena dos presidiários gargalhando ao assistirem a um simplório desenho animado.

A obra exalta a necessidade do humor e critica os densos “filmes de protesto”, que hipocritamente emolduram a miséria, mas não apresentam maneiras de contorná-la de forma lúdica ou prática.

  • Você encontra facilmente o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.

Trailer:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui