No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Relâmpago de Calor (Heat Lightning – 1934)

Esta joia pre-code infelizmente esquecida, adaptada da peça homônima de Leon Abrams e George Abbott, cativa o espectador desde os primeiros minutos.

No deserto de Mojave, Olga (Aline MacMahon) administra um posto de gasolina, uma lanchonete e um acampamento de automóveis com sua irmã mais nova, Myra (Ann Dvorak). A rotina entediante das irmãs na intensa solidão é alvo de piadas dos eventuais clientes, mas tudo muda quando, em óbvia alegoria, o roteiro insere o elemento da rebeldia social na figura de criminosos em fuga.

O sempre competente Mervyn LeRoy estabelece rapidamente a atmosfera de silencioso desespero, operando milagres com o perceptível baixo orçamento.

A trama é similar ao posterior e mais lembrado “A Floresta Petrificada” (1936), com Bette Davis, Humphrey Bogart e Leslie Howard, mas considero levemente superior exatamente por explorar sem travas morais situações que seriam descartadas após a aplicação do Código Hays. Não há demonstração de otimismo frágil, pouco convincente, ao final desta história.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.

Trailer:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui