No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

O Tenente Sedutor (The Smiling Lieutenant – 1931)

Um tenente (Maurice Chevalier) amoroso é forçado a se casar com uma princesa (Miriam Hopkins) socialmente desajeitada, embora tente manter sua namorada (Claudette Colbert) violinista de lado.

Adaptação livre da opereta “Ein Walzertraum” (sonho de valsa), de Oscar Straus, Leopold Jacobson e Felix Dörmann, com ótimo roteiro de Samson Raphaelson, proporcionando vários momentos em que brilha o “toque Lubitsch”, favorecido pelo senso libertário do pre-code, evidenciado na sequência ao som de “Jazz Up Your Lingerie”, com o diretor aperfeiçoando a técnica do som inserido com fluidez no amanhecer do cinema falado.

Uma das melhores comédias românticas musicais protagonizadas pelo saudoso Maurice Chevalier, merece ser resgatada das empoeiradas prateleiras do tempo.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.

Trecho do filme:

Maurice Chevalier cantando no Ed Sullivan Show em 1965:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui