O saudoso George C. Scott foi um dos melhores atores de sua geração, infelizmente pouco lembrado hoje em dia.
Como todo artista íntegro e que levava a sério sua arte, ele ganhou fama em Hollywood de ter temperamento difícil, as suas escolhas profissionais extremamente corajosas evidenciam grandeza de caráter.
Ele foi muito premiado, mas rejeitava o conceito da atuação como “corrida de cavalos”, ele declinou de sua estatueta por “Patton”, avisou a Academia meses antes de que agiria desta forma, uma atitude que incomodou colegas menos talentosos e invejosos, que faziam qualquer coisa para ascender na indústria. Aos olhos dele, o trabalho era o que importava.
O seu conjunto de obra é impressionante, mas selecionei 10 atuações que só melhoram em revisão, algumas pérolas injustamente menos lembradas e outras que são calorosamente abraçadas pelo público.
Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.
Fim de Uma Angústia (Rage – 1972)
Um vazamento acidental de gás nervoso pelos militares elimina não só o gado de um fazendeiro, mas também seu filho. Quando ele tenta responsabilizar os militares por seus atos, ele se depara com um muro de silêncio. FILMAÇO dirigido pelo próprio GEORGE C. SCOTT.
Esse Louco Me Fascina (They Might be Giants – 1971)
Um juiz internado em clínica psiquiátrica de Nova York jura ser o detetive Sherlock Holmes. Em suas fantasias, ele persegue seu inimigo Moriarty. Curiosamente, a doutora que cuida do homem se chama Mildred Watson. Pérola dirigida por Anthony Harvey.
12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men – 1997)
Ótima refilmagem dirigida por William Friedkin do clássico de Sidney Lumet. Um jovem latino é acusado de cometer um crime. Para julgá-lo são convocados 12 jurados, sendo que 11 concordam que ele é culpado, porém apenas um discorda da decisão, que considera precipitada. Ele terá então que enfrentar a má vontade dos outros jurados e também a diferente interpretação dos fatos.
Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb – 1964)
Um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo. Um FILMAÇO dirigido pelo saudoso mestre Stanley Kubrick.
Hospital (The Hospital – 1971)
A vida do Dr. Bock está tumultuada. A esposa o deixou, os filhos não falam com ele e seu antes amado hospital-escola está caindo aos pedaços. Enquanto se aproxima de um colapso nervoso, Brock se apaixona pela encantadora filha de uma paciente, que não apenas lhe dá algo pelo que viver, mas que pode mudar sua vida para todo o sempre. Pérola dirigida por Arthur Hiller.
Patton – Rebelde ou Herói? (Patton – 1970)
Uma das melhores cinebiografias que Hollywood já produziu, dirigida por Franklin J. Schaffner, sobre o general George S. Patton. Brilhante estrategista, guerreiro implacável e o mais desbocado oficial americano, ele conseguiu decisivas vitórias contra os nazistas na África e Europa.
Hardcore (1979)
Jake VanDorn é um homem de negócios extremamente religioso do interior dos Estados Unidos cuja filha desaparece durante uma viagem à Califórnia. Após contratar um detetive particular, ele descobre que ela está atuando em filmes adultos clandestinos, mas várias semanas se passam sem mais notícias. Ele então decide ir procurá-la pessoalmente. Um FILMAÇO dirigido por Paul Schrader.
Um Conto de Natal (A Christmas Carol – 1984)
O diretor Clive Donner adapta o lindo conto de Charles Dickens. O empresário inescrupuloso Scrooge não dá muita importância à caridade cristã. Na véspera do Natal, o fantasma de seu falecido sócio aparece para ele, tentando fazê-lo mudar de ideia e abrir seu coração.
A Troca (The Changeling – 1980)
John Russell, um professor de música que vive em Nova Iorque, e tem sua vida repentinamente mudada quando um trágico acidente tira a vida de sua esposa e filha durante um passeio de férias em nova Iorque. Russel decide mudar-se para Washington para ter um novo recomeço e aluga uma grande e antiga mansão. EXCELENTE filme de terror dirigido por Peter Medak.
Desafio à Corrupção (The Hustler – 1961)
Dirigido por Robert Rossen. Fast Eddie Felson é um jogador de sinuca talentoso, mas com uma atitude destrutiva. A sua ambição faz com que ele desafie o lendário Minnesota Fats em uma partida em que ele aprenderá uma grande lição.