Entrevista Com o Demônio (Late Night With the Devil – 2023)

No Halloween de 1977, um programa de entrevistas prestes a ser cancelado realiza uma transmissão ao vivo, mas uma presença demoníaca se apossa do estúdio.

A proposta da obra remete ao telefilme britânico “Ghostwatch” (1992), uma experiência de terror que brinca com as convenções dos documentários, mas, ao contrário dele, não há desta feita nenhuma intenção de ludibriar o público, não há no recurso narrativo do found footage o necessário elemento da coerência às próprias regras, não é como “A Bruxa de Blair” (1999).

O objetivo é utilizar o conceito apenas como ponte para desferir críticas à profunda irresponsabilidade dos meios de comunicação, sempre afeitos ao sensacionalismo grosseiro, além de explorar em sua alegoria sobrenatural os malefícios da vaidade exagerada e da ambição sem escrúpulos, representados na figura do apresentador do talk show, vivido por David Dastmalchian.

A contextualização histórica na segunda metade da década de 70 é brilhante, período dominado pela teatralidade (para o bem e para o mal), época em que as travas morais foram retiradas. O próprio formato engessado deste tipo de programa televisivo é mostrado como parte da engrenagem, uma hipnose coletiva que visava alienar e robotizar cada vez mais a massa, programar o gado em longo prazo para o abate.

É importante ressaltar que, neste sentido, a atuação da jovem Ingrid Torelli potencializa desde o início o zeitgeist daquele momento, a forma como ela olha para a câmera e se apresenta no palco, o “demônio”, pai da mentira, consciente do espetáculo, orgulhoso, está literalmente se sentindo “em casa”.

O desfecho poderia ter sido trabalhado com mais cuidado, parece corrido, mas transmite bem a mensagem principal.

Cotação: devotudoaocinema.com.br - "Entrevista Com o Demônio", de Cameron e Colin Cairnes, na NETFLIX

Trailer:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui