No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Paquera e Curtição (Shifshuf Naim – 1981)

Três jovens amigos (Yftach Katzur, Jonathan Sagall e Zachi Noy) vivem as descobertas da adolescência, que incluem garotas, romance e traição.

Eu tive o prazer de rever recentemente os oito filmes desta série israelense, iniciada por “Sorvete de Limão” (1978), pérolas divertidíssimas que marcaram a minha pré-adolescência em suas exibições frequentes no SBT.

Neste terceiro projeto, o timing cômico estava afiado, a estrutura de esquetes funciona bem, uma preciosa cápsula do tempo, não apenas representando as memórias da juventude do diretor na década de 50, como também o senso libertário que havia na segunda metade da década de 80 e nos primeiros anos da década de 90, período sem internet em que o garoto introvertido de outrora chegava da escola, sintonizava no Cinema em Casa e podia sonhar acordado com as gatas mais lindas em trajes reveladores.

Eu destaco especialmente três segmentos que adoro e que sobreviveram bem ao teste do tempo. O azarado gordinho, como sempre, apanhando depois de abordar intimamente (e por engano) a mãe do amigo na cama. A visita da adorável prima, vivida pela espetacular alemã Sibylle Rauch, e as consequências hilárias de sua presença, principalmente no que tange a figura sisuda do dono da casa. E, claro, a clássica aula de piano com a dedicada professora, um momento que todo garoto à época idealizava internamente quando os pais sugeriam o ensino do instrumento.

A pobre geração atual pode ter uma síncope só de imaginar uma obra de entretenimento que ofereça este tipo de conteúdo, mas as comédias adolescentes apimentadas sempre estarão preservadas no coração de todos que viveram plenamente aqueles tempos mágicos.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.

Trecho:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui